Dia da Internet mais segura 2015

235

internet-mais-segura

Se está a ler este artigo aqui no Menosfios, então tem acesso à internet. Se tem acesso à internet responda: sente-se seguro?

Este ano comemora-se no dia 10 de Fevereiro o Dia da Internet mais Segura, evento organizado pela REDE INSAFE (rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas).

Este dia foi instituído pela União Europeia, mas aos poucos outros países vão aderindo, com destaque para o Brasil que tem vários estados envolvidos em actividades neste dia e em África temos o Quénia, Uganda e Senegal, que estão a tornar-se em gigantes no continente quando o assunto é tecnologia.

Neste dia os países que aderiram à causa realizam workshops para falar sobre os maiores riscos que podemos encontrar na internet, assim como discutir sobre as melhores práticas.

Cyberbullying, roubo de identidade são apenas dois dos tópicos mais abordados neste dia. Mas no final, a sua segurança dependerá das atitudes que toma online. Se pensa que há uma linha divisória entre a sua imagem no mundo “real” e a sua imagem no mundo “virtual”, está tremendamente enganado.

Pense antes de publicar. Pense antes de partilhar dados muito pessoais. Bom senso, a maior arma para tornar a internet mais segura.

Uma iniciativa interessante, vinda de Portugal, traz a aplicação para iOS e Android, que permite ao utilizador identificar uma extensa lista de riscos relacionados à tecnologias de comunicação.

Faça o Download

  • Internet Segura para iOS
  • Internet Segura para Android!