Digitalização da Administração Pública é um “caminho irreversível”

1321

A digitalização da Administração Pública é um “caminho irreversível” que permite diminuir as longas filas no atendimento presencial, num contexto em que a demanda pelo serviço público é maior, em função do crescimento substancial da população, segundo o secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete.

Falando na 10ª edição do CaféCipra, um debate promovido pelo Centro de Imprensa da Presidência da República (CIPRA), o governante frisa que o desafio da digitalização vai, igualmente, “diminuir a pressão sobre o serviço público e, acima de tudo, racionalizar o custo da sua emissão“.

Durante o encontro subordinado ao tema “Impacto do Simplifica na vida do cidadão”, o secretário do Presidente da República garantiu que o Executivo vai prosseguir com o processo da Reforma do Estado, para simplificar os procedimentos.

Destacou os passos implementados pelo Executivo no quadro da “reinvenção da Administração Pública” para responder à demanda da prestação do serviço público e, com isto, melhorar a vida do cidadão. Nisto, sublinhou que o Estado, ao longo desses anos, em função do modelo económico existente, tem assumido múltiplas e diversificadas funções e “por ser um prestador de serviço, deve fazê-lo com eficiência”.

Nos últimos tempos o Governo Angolano está a preparar a Agenda de Transição Digital da Administração Pública assente na identificação de serviços para a simplificação administrativa, desmaterialização e desformalização de procedimentos, desburocratização de serviços públicos de modo a aumentar a eficiência administrativa nos mais variados domínios.

A informação foi revelada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, ao discursar na II Reunião Interministerial da Governação Eletrónica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), frisando que, apesar dos benefícios evidentes da interoperabilidade digital, existem desafios complexos, a segurança e a privacidade dos cidadãos que se impõem como questões cruciais a serem abordadas com zelo e responsabilidade.

O ministro salienta que o país tem dado passos significativos em direção à governação eletrónica em perfeito alinhamento com as ações tendentes a reformar a Administração Pública, tornando-a mais dinâmica e capaz de responder aos anseios dos utentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui