Ecobank Group lança programa para impulsionar projetos inovadores de mulheres africanas

1182

O Ecobank Kenya Limited, membro do grupo pan-africano Ecobank, lançou recentemente o programa ‘Ellevate’ para capacitar e apoiar as soluções financeiras inovadoras fundadas por mulheres, de modo atingir todo o potencial e sucesso dessas empresas.

Segundo os números revelados, as pequenas e médias empresas (PME) representam cerca de 90% de todas as empresas em África e as mulheres detêm cerca de um terço de todas as PME africanas registadas. Na verdade, um em cada quatro (25,9%) das mulheres adultas em África iniciam ou gerem um negócio.

No entanto, as mulheres não beneficiam de um acesso igual a serviços financeiros de elevada qualidade e orientados pela procura, e estima-se que as PME detidas por mulheres enfrentam uma lacuna de financiamento de 42 mil milhões de dólares, o que torna a falta de acesso ao financiamento uma restrição comum ao seu crescimento empresarial.

O crescimento das empresas lideradas por mulheres é há muito dificultado por uma série de impedimentos, incluindo o acesso ao financiamento. Concebemos especialmente a Ellevate para atender às necessidades das mulheres empresárias através da disponibilização de soluções abrangentes, personalizadas e que incluem taxas de empréstimo favoráveis, capacitação inteligente para a gestão de caixa e um conjunto de serviços de valor acrescentado, como formação de liderança, mentoria e oportunidades de networking. O Ecobank Commercial Bank está a atribuir um mínimo de 10% da sua carteira de empréstimos às empresas femininas“, disse Cheikh Travaly, Diretor Geral da Ecobank Kenya.

MAIS: Incubadora digital lança serviço para conectar as mulheres africanas com tecnologia

Desde 2020 a Ecobank Group já disponibilizou mais de 208 milhões de dólares em empréstimos e atraiu 337,7 milhões de dólares em depósitos.

Em média, este apoio financeiro criou uma média de entre 90.000 e 150.000 postos de trabalho em toda a África, em grande parte nas áreas da educação, do agronegócio, da hotelaria, do retalho e da distribuição.

O produto também ganhou prémios notáveis, como Best New Product Launch of the Year 2021 (Middle East & Africa Retail Banking Innovation Awards); Prémio impactar 2021 (Aliança Financeira para As Mulheres); Outstanding Crisis Finance Innovation Award 2021 (Global Finance Innovators Awards).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui