Equipe Angolana classificada para a final do “Huawei ICT Competition” na China

2370

Em Setembro de 2018 a Huawei anunciou o concurso  “Huawei ICT Competition”, prometendo aos participantes acesso gratuito à formação técnica, sobre a tecnologia de roteamento, tecnologia de comutação, segurança de informação da Huawei.

O concurso nacional elegeu o membros do Centro de Formação Tecnológico do ITEL, que por sua vez foram representar Angola na final regional do concurso HUAWEI ICT COMPETITION África Subsariana. O concurso é realizado anualmente pela empresa Huawei e visa a promoção da indústria de TI e descoberta de novos talentos para fortalecimento do ecossistema.

No dia 10 de março de 2019, na Africa do Sul, realizou-se a cerimónia de premiação. As equipes da África do Sul e Tanzânia partilharam o primeiro lugar, enquanto as equipes de Angola e Quénia ficaram com o segundo lugar.

As quatro equipes viajarão à China para a grande final, onde 40 equipas de todo o mundo competirão pelo título de campeão mundial.

Na final regional, a equipa do CFITEL competiu com participantes de mais de 100 universidades provenientes de países como: Nigéria, Gana, Quénia, Uganda, Tanzânia, África do Sul, Moçambique, Zâmbia, Botsuana e Ilhas Maurícias.

A final regional contou com 42 alunos em 14 equipes. Fizeram exames teóricos e práticos na sede regional da Huawei em Woodmead, Joanesburgo.

Composição da equipe Huawei-CFITEL:

  • Luís Erivaldo dos Santos Gonçalves (Representante da Huawei em Angola);
  • Masobele José Monteiro (Instrutor da Academia Huawei-CFITEL);
  • José Luís Morais Simão (Estudante do CFITEL);
  • Joaquim Jacinto da Conceição (Estudante do CFITEL);
  • Luís António de Almeida (Estudante do CFITEL).