Erro de backup faz universidade japonesa perder 77 TB de dados

0
875

A Universidade de Kyoto, no Japão, perdeu cerca de 77 TB de dados de pesquisa por conta de um erro no sistema de backup do seu supercomputador Hewlett-Packard. O problema aconteceu entre 14 e 16 de Dezembro e resultou na perda de 34 milhões de arquivos de 14 grupos de pesquisa.

A universidade concluiu em uma investigação que o conteúdo afectado não poderia mais ser restaurado. Os pesquisadores com perdas foram notificados por e-mail, e mais detalhes sobre o tipo de trabalho perdido não foram informados.

A perda dos arquivos foi resultado de um mau funcionamento na actualização de um script da Hewlett Packard Enterprise (HPE), excluindo todos os dados de backup que estavam no supercomputador. Assim, pesquisadores que dedicaram dias de trabalho acabaram perdendo seus dados coletados em pesquisas.

No começo, a equipa da Universidade imaginava um desastre ainda maior, no qual projectava a perda de 100 TB de dados. Após arrumar a falha por complecto, para evitar problemas como este ou ainda maiores no futuro, a Universidade planeja retomar o backup até o final desse mês e tomará medidas preventivas.

Para evitar futuros problemas, a universidade redesenhou o seu sistema de backup e pretende reinaugurá-lo neste mês de Janeiro. A intenção é de manter, além dos backups complectos, os do tipo incremental, que cobrem arquivos alterados desde o backup anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here