[Especial] HP e RCS Angola apresentam novos serviços para empresas

2085

RCS5

A HP já mostrou que Angola é um mercado que merece a atenção devida, tanto a nível de equipamentos, quanto a nível de serviços.

Assim sendo, a equipe do Menosfios recebeu o convite da empresa “RCS Angola”, que em parceria com HP decidiu demonstrar alguns serviços inovadores.

Para a apresentação formal dos produtos, o director geral da RCS (Rede de Computadores e Serviços Lda) Tanguy Lejeune, subiu ao “palco” e captou a atenção da plateia presente no evento, composta essencialmente por órgãos de informação.

O que foi apresentado?

A frase chave para a apresentação foi “Serviços de valor acrescentado

Segundo o director da RCS, a empresa foi criada em 2004 e naquela altura apenas vendiam equipamentos, de diversas marcas, até que notaram que o mercado havia atingido um nível que possibilitasse também a oferta de serviços. Ou seja, não fornecer apenas um produto, mas a experiência de uso.

Com esse espírito, a RCS tornou-se na única empresa angolana parceira da HP no ramo de “Office Printing“, tentando descodificar o termo, serviços de impressão direccionados ao mundo corporativo.

Que serviços a HP e a RCS Angola oferecem?
  • Optimização da infraestruturas : uma questão importante, levantada pelo orador, é que algumas empresas não têm noção do número de impressoras que possuem, a quantidade de tinteiros e folhas gastas e por quem foram gastas.
  • Gestão de impressão : uma forma de definir quem deve ter acesso aos equipamentos e como deve usá-los. Por exemplo, um funcionário da área de património poderá imprimir 100 páginas, enquanto outro de IT poderá imprimir apenas 30.
  • Melhorar o Workflow: com a criação de regras, não só para a impressão mas para o tratamento da informação de um modo geral, o desempenho na empresa poderá melhorar muito.
Outro ponto muito focado durante a apresentação foram as Ofertas Pay Per Use

Este tipo de solução é útil desde o fornecimento dos equipamentos até a manutenção dos mesmos. Não se esqueçam que os serviços técnicos de apoio (Helpdesk) têm muitas dificuldades em prover manutenção a impressoras.

Quanto a impressão, este tipo de serviço permite que se pague por página impressa, ao invés de pagar por tinteiros. Assim se paga apenas pelo que é consumido.

Quanto às impressoras

Evento HP RCS

Foram apresentadas impressoras do novo modelos Flow (Laserjet M575C e Lasejet M525C) , com direito a demonstrações durante o evento. De entre as vantagens, salientam-se:

  • Melhorias no funcionamento em rede,
  • Definir regras (por exemplo, número máximo de folhas copiadas),
  • Medidas de segurança que adicionam permissões para uso de impressora ( recurso bastante interessante, que permitirá o uso da impressora apenas a aqueles que tenham um cartão de acesso)
  • Zoning OCR , digitalizar zonas específicas de um documento
  • ePrinting , impressão por meio de um smartphone ou tablet.

No final tivemos a chance de manter uma pequena conversa com os representantes da HP “Michael Smetana” (Director para os sistemas de impressão para o Médio Oriente, África e Mediterrâneo) , dando para perceber que a HP vai continuar com a sua estratégia “agressiva” que já lhe garantiu, em Angola, entre 60 e 70% da fatia de mercado no quesito soluções de impressão e afins.

Houve ainda a revelação de que Angola está no top 5 de países em África a utilizar produtos da HP, sendo o nosso país um dos que tem investido nas tecnologias de maior valor, fruto da expansão do mercado.

Algumas fotos do evento