Usar o novo fenómeno Mailbox em Angola? Talvez…

904
Depois do seu lançamento, há algumas semanas atrás, lá tentamos nós deitar a mão no novo fenómeno de gestor de e-mails, o Mailbox. Não foi fácil, para tal tivemos que aguentar uma “fila” de 545.765 pessoas que estavam a frente de nós.
Após dias de espera que pareciam intermináveis, quando tivemos acesso ao app (18 dias depois) deixamos mais de 200 mil pessoas atrás de nós também na tentativa de ter o Mailbox. Segundo os seus criadores, Orchestra, o Mailbox vem inovar a forma que nós organizamos os nossos emails e nós com o app já a nossa disposição decidimos dar a nossa opinião sobre a utilização do mesmo.
Mailbox2

Primeira impressão

E então qual foi o primeiro impacto? Não muito bom por um simples detalhe, depois das boas vindas o app pede para adicionar uma conta Gmail, o que quer dizer que quem não tiver uma conta de email da Google não poderá “activar” este aplicativo.
Mailbox3
Superando este detalhe, bastante importante, abre um tutorial muito simples e extremamente esclarecedor de como funciona o Mailbox. E é aí que ele brilha e mostra porque é Mailbox é diferente da concorrência. O mesmo tem 5 zonas:
Mailbox4
Caixa de Entrada (Azul)
Típica caixa de entrada, que agrupa todos os nossos emails não lidos, ou até lidos mas que por lá ficaram por decisão nossa. Na verdade o aplicativo foi pensado para não ter nenhum email na sua caixa de entrada, todos os emails recebidos deverão ser tratados, ou seja, são arquivados, deletados, classificados numa lista ou para mais tarde.
Arquivo (Verde)
Para arquivar um email recebido (e lembrem-se que arquivar é um conceito bastante usado para as caixas do gmail) basta apenas deslizando o dedo para a direita sobre o email.
Lixo (Vermelho)
Para deletar o email, usa-se o mesmo gesto feito para Arquivar, mas dessa vez mais longo, para o sistema reconhecer que você está a mandar para o lixo e não a arquivar.
Mailbox6
“Mais tarde” (Amarelo)
É nesta opção que o Mailbox brilha e difere da concorrência.
Mailbox8
Ao deslizar o dedo para a esquerda sobre o email abrirá uma box com várias opções pré-definidas como, lembrar “Esta noite”, “Amanhã” no “Fim de semana”, “Escolher uma data”, dentre outras opções. Quando agendamos para ver um email mais tarde ele vai para a zona “Mais tarde” e na altura devida o mesmo voltará para a caixa de entrada a alertar por causa do email.
Mailbox9
Este gestor de emails transforma literalmente a sua mailbox numa lista de tarefas agendadas a programadas e faz questão de lembrar-lhe na hora determinada. Se você tem o habito de utilizar o email para lembrar-se de compromissos, então o Mailbox é para você.
Listas (Castanho)
Todos temos as nossas listas/pastas pessoais do seu email, portanto aqui é apenas encaminhar o nosso email para qualquer uma das nossas listas e com o Mailbox é para fazer isto é apenas necessário fazer um gesto mais longo para a esquerda do que o usado para Lembrar mais tarde.
Mailbox7
Além disso a apresentação dos emails que você troca com alguém é muito parecido com a troca de SMS nos smartphones. O fluxo de emails trocados aparecem como balões de conversa. Notamos ainda que é o Mailbox é mais rápido, leve e eficaz que a concorrência ao fazer push e envio dos emails, o que ajuda bastante com as velocidades de internet em Angola
Mas afinal o que não gostamos?
É verdade que o Mailbox é um aplicativo bom e vem redefinir como é que você cuida dos seus emails, mas não é perfeito. Não existe por exemplo uma forma de você poder marcar as mensagens como spam e nem se pode salvar as mensagens como rascunhos. Mau! Outros dois pontos que já falamos também foram que não podemos ter o app imediatamente (há uma grande lista de espera) e o app só funciona com contas do Gmail ou Google (num limite de até cinco contas).
Mas o que não gostamos mesmo foi o email aceder directamente a nossa conta gmail, fazer alterações à mesma, sem nos alertar , ainda por cima, o aplicativo não tem nenhuma opção para evitar essa “invasão” autêntica e o gerenciador de emails não ter leitura offline.
Mailbox10
O que isso quer dizer? Quer dizer que você precisará SEMPRE de estar conectado à internet para poder ler os seus emails. O Mailbox faz push dos emails quando está online mas não os armazena para uma possível leitura offline. O Mailbox não foi pensado para países como Angola e na nossa opinião, para nós é um problema estar SEMPRE online e ter internet todos os dias. Por isso este gestor de emails, por enquanto, não se enquadra a 100% com a nossa realidade. Se precisamos por exemplo consultar um email que já está na nossa mailbox e não estivermos num local que tenha internet, esqueçam.
Agora, se vale ou não a pena ter o aplicativo, isso depende de você, afinal o app é grátis e não custa nada testar. Só terá que ter paciência para esperar.