Evento “Dia aberto para Ciência” pretende ajudar a Comunidade Rural Do Calumbo

0
1262

“Doa uma parte do seu sonho e inspira novos talentos”

O Next Einstein Forum (NEF) tem grande interesse no uso central da ciência como um elemento indispensável para o desenvolvimento das comunidades.

No âmbito do programa Africa Science Week 2018, que é organizado pela primeira vez em Luanda de 22 à 29 de Setembro, Óscar António, o embaixador do NEF para Angola, após inúmeras visitas e conversas com a administração, as instituições de ensino, e até com alguns moradores da Comunidade Rural do Calumbo, sito após Zango 5, Município de Viana, dedicou-se junto da sua equipa a desenvolver um programa denominado “Dia aberto para Ciência”, o qual se desenrola em diferentes eventos de carácter motivacional, tecnológico e científico a ter lugar no Sábado, dia 22 de Setembro, das 9h às 13h, na Escola 5105.

ESCOLA PRIMÁRIA 5105

Este programa foi abertamente recebido pela direcção da Escola 5105, uma escola do primeiro ciclo de ensino o qual será anfitrião dos vários eventos que visam a inspirar os mais diversos alunos que esta contém.

A escola 5105 existe a 12 anos, e tem dedicado-se  incansavelmente no desenvolvimento das capacidades intelectuais dos jovens da Comunidade do Calumbo, que noutrora dedicavam-se somente na pesca e agricultura como fonte de subsistência e actividades primárias.

Esta escola tem 989 alunos em 8 salas de aulas (50 alunos por sala em média) no período matinal e vespertino, tendo estes alunos entre 7 à 40 anos de idade.

EVENTOS

A organização conta com o apoio do Complexo Escolar Privado Internacional (CEPI), o BUS CENTER, o AmbiReciclo , CINFOTEC e Global Shapers Luanda e prevê realizar os seguintes eventos:

  1. Duas Palestras Motiviacionais
  2. Exposição de Startups e invenções (Caso esteja interessado em expôr neste evento, clica no link http://bit.ly/2NTTjNK )
  3. Concursos
  4. Doação de Materiais Acadêmicos

A escola 5105 tem estado a tentar criar uma biblioteca local facilitando a investigação acadêmica dos professores e jovens daquela comunidade que não têm acesso à internet para a aquisição de conteúdos, está em curso uma campanha de doação de diversos livros acadêmicos, científicos e tecnológicos. Quer contribuir?

A entrega destes materiais podem ser feitos até  na Sexta-feira, dia 21 de Setembro às 18h, e para mais informações importa contactar o terminal telefónico +244916361024 ou ainda enviar um email para o [email protected]  ou ainda pelo WhatsApp pelo número +244932707531.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here