Evolução Tecnológica do Dinheiro

1893

Há milhares de anos, o “comércio” era realizado através de trocas diretas, pois o conceito de dinheiro tal como o conhecemos hoje, simplesmente não existia!

Imaginas-te hoje a ires ao supermercado e, por exemplo: levares açúcar para obter sal?! Certamente que não! Para além de não ser prático, seria difícil usufruir de certos produtos e serviços.

O dinheiro surgiu para simplificar as trocas e evoluiu de diferentes formas, facilitando os mercados, ao longo dos tempos.

 Do dinheiro “papel-moeda”, evoluímos, para cartões, homebanking, diferentes métodos de pagamento online e atualmente as criptomoedas.

As criptomoedas são a evolução do dinheiro, uma nova forma de dinheiro digital!

Devagar, mas sem pausa, há mais de uma década que as criptomoedas começaram a assumir um lugar de importância, no mundo financeiro, a nível global.

Hoje, grande parte das transações comerciais, são realizadas num contexto de e-commerce, por meio de ferramentas online, por isso, surgiu a necessidade de novas formas de dinheiro que se ajustassem a esta nova tendência tecnológica.

Embora existam outras formas de dinheiro, para além das criptomoedas que se adaptaram ao mundo online, o potencial das criptomoedas é único, devido em grande parte à tecnologia que lhes dá suporte, tecnologia esta que falaremos mais à frente, neste artigo.

Há pessoas que ainda pensam que as criptomoedas são apenas uma tendência do momento, com curta duração e que daqui a uns tempos já vão acabar… se por acaso algum pensamento do género destes, já te ocorreu, esquece… isso é impossível de acontecer! Também houve pessoas que há décadas atrás, diziam que a Internet era uma moda passageira e que iria acabar, entre outros exemplos que a história nos relata. Agora repete-se mais uma vez com as criptomoedas!

As criptomoedas vieram para ficar e poderás interpretar os factos seguintes, como provas disso:

  • As criptomoedas são dinheiros digital facilmente convertido em dinheiro FIAT, por exemplo através de cartões Visa e a Mastercard de forma rápida, segura e a menores custos;
  • Alguns países como El Salvador, República Centro-Africana, adotaram o bitcoin (a primeira criptomoeda do mundo) como moeda do país;
  • As criptomoedas são desenvolvidas com base numa tecnologia que funciona de forma descentralizada e isso torna essa tecnologia uma das mais seguras do mundo;
  • As criptomoedas já começam a ser regulamentadas, em cada vez mais países.
  • Etc…

Todas as grandes evoluções tecnológicas bem-sucedidas, foram inicialmente polémicas, tais como, por exemplo, a própria Internet, como referimos anteriormente, os telefones móveis e até os próprios automóveis quando surgiram.

O que relatamos foram factos ocorridos no passado, para que cada um possa refletir e concluir por si próprio.

Recapitulando…

O dinheiro tem assumido várias formas e as criptomoedas são uma sua evolução.

A tecnologia é a força motriz da evolução do dinheiro.

E desta vez a tecnologia tem este nome: Blockchain.

 A Blockchain é a tecnologia por detrás das criptomoedas.

Também sabemos que é possível estares-te a questionar:

Mas quem se importa com a tecnologia por detrás do dinheiro?

Em relação a dinheiro, a maioria das pessoas preocupa-se mais se tem a carteira cheia, ou como enchê-la, quando a tem vazia.

No entanto, na verdade, os sistemas monetários do mundo têm vários problemas e as criptomoedas fazem parte da solução de alguns desses problemas e tudo devido à tecnologia Blockchain.

E mais…

Todos os utilizadores da Internet vão contactar direta, ou indiretamente, por questões pessoais e/ou profissionais, com a tecnologia Blockchain, pois a tecnologia, sob a qual foram desenvolvidas as criptomoedas, já está a mudar o mundo, embora a maior parte das pessoas não se tenha ainda apercebido disso. É análogo à Internet, começou a mudar o mundo fortemente na década de 90, do século passado e poucos se aperceberam disso. Possivelmente tu és uma das pessoas que começou a utilizar a Internet já neste século, mas os autores deste texto começaram a utilizar a Internet ainda no século passado!

 Porquê a tecnologia Blockchain, já está a mudar o Mundo?

A tecnologia Blockchain é transversal a todas as áreas e já trouxe novos métodos de segurança, novas formas de dinheiro, novas profissões, novas plataformas, por isso, a tecnologia Blockchain, está a abrir novas portas, a uma Nova Era da Internet que integra temáticas e tendências diversas, como a descentralização e a Web 3.0.

Aprender sobre tecnologia Blockchain, é um “must be”, atualmente!

Atualmente, crianças, jovens e adultos estão frequentemente (e gostam de estar) imersos no mundo on-line e isso trouxe uma visão diferente dos seus objetivos e pretensões. Formar pessoas sobre tecnologia Blockchain, é hoje essencial, para estarem conscientes dos benefícios e malefícios, que este novo mundo on-line aporta, pois, estando esclarecidos sobre o tema, vão estar aptos, a escolher o caminho certo, afastando-se dos perigos e usufruindo das oportunidades.

 Qual o primeiro passo para saber mais sobre tecnologia Blockchain?

Tal como a Blockchain surgiu com as criptomoedas e sendo as criptomoedas uma forma de dinheiro digital, é lógico que inicies este conhecimento por aí mesmo, explorando e conhecendo mais sobre este mundo das criptomoedas.

Quantas vezes já pensaste, sobre o quanto teria sido útil, se tivesses aprendido mais sobre dinheiro e formas de o ganhar, rentabilizar e guardar. O dinheiro está por detrás de tudo o que de material ambicionas na vida. E se há coisa que nunca vais ouvir falar, é alguém dizer que tem dinheiro demais e não quer mais dinheiro, ou alguém a dizer que estudou demais e queria saber menos. Isso simplesmente não se ouve falar a ninguém, muito pelo contrário. Como gostamos de dizer, aprende e deixa entrar conhecimento que o dinheiro vem como consequência disso.

Sem limitações geográficas, desde a Europa, África, Ásia, América, Oceânia, as criptomoedas estão a revolucionar o sistema financeiro e com isso a criar interação em tudo onde a tecnologia blockchain está patente, Web 3.0, NFTs, DeFi, Metaverso e na transformação digital das várias áreas: Educação, Saúde, Finanças e Ambiente.

A educação é sempre a base de tudo, na qual somos bem-sucedidos, pois dominando o tema, podemos tomar decisões conscientes e neste mundo, da Tecnologia Blockchain, é o momento decisivo, antes de ser obrigação, ainda é opção aprender sobre criptomoedas, mas a escolha só depende de ti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui