Executivo vai apostar na energia solar para dinamizar o sector eléctrico no país

692

O Governo Angolano vai apostar na energia solar para dinamizar o sector eléctrico do país, segundo o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges.

O dirigente que falava no empossamento no mesmo cargo, no princípio dessa semana, informou ainda que um total de sete províncias no país vão beneficiar de energia eléctrica proveniente do sistema fotovoltaico, cujas obras começam a ser executadas ainda este ano.

MAIS: Namibe. Central Fotovoltaica de Caraculo vai fornecer 25 megawatts de energia limpa

João Baptista Borges salientou que uma das prioridades para este mandato é a transferência da energia produzida no Norte para o Sul do país e o combate à seca.

Trata-se da interligação entre os sistemas, Norte, Centro e Sul, sendo que neste momento falta concretizar a interligação entre o Centro e o Sul. Estamos a falar da interligação entre a Huíla e o Huambo, por um lado, a Huíla e o Namibe, Huambo/Cunene, Huambo/Menongue, e também a interligação com o Leste. Esses são os grandes projectos no domínio da expansão do sistemas de energia eléctrica. Não só grandes parques solares vão ser construídos, como também vamos electrificar sete províncias do país, usando sistemas solares, sistemas de energia fotovoltaica”, disse o Ministro.

De informar que nos últimos tempos várias províncias do país têm sido construídos projectos de Energia Solar Fotovoltaica, como em Cabinda, Namibe e Moxico,  no âmbito de vários Despachos Presidencias autorizando a despesa e formalização da abertura do procedimento de contratação simplificada para estas empreitadas de obras públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui