Facebook está a perder jovens para o Snapchat

1139

Facebook está a perder terreno entre os utilizadores mais novos para redes sociais como o Instagram (que pertence à mesma empresa) e o rival Snapchat. Durante 2017 a rede social desceu 9,9% entre os utilizadores entre os 12 e os 17 anos.

Segundo o mais recente estudo realizado pelo eMarketer, apesar de serem redes sociais rivais e com funcionalidades muito semelhantes – o Snapchat e o Instagram, registam cada vez mais utilizadores da mesma faixa etária, utilizadores esses que o Facebook tem tido problemas em manter no ativo.

O estudo aponta que, o Facebook perdeu 2,8 milhões de utilizadores com menos de 25 anos e as estimativas para 2018 não são muito melhores, já que prevê perder 2,1 milhões de utilizadores com menos de 25 anos, nos EUA.

Esta constatação pode também significar, de acordo com os autores da projeção, que os utilizadores mais novos têm uma preferência por plataformas que favoreçam a comunicação visual.

De acordo com o analista Oscar Orozco da eMarketer, ambas as plataformas têm sucesso com estas faixas etárias uma vez que estão mais alinhadas com a forma como elas comunicam entre si – com conteúdo visual.

As estimativas apontam para que o Facebook perca 9,3% de utilizadores com menos de 11 anos, apesar de as regras só permitirem pessoas com mais de 13 anos é fácil de dar a volta a esta “limitação”. Entre os 12 e os 17 anos, perderá 5,6% e entre os 18 e os 24 perderá 5,8%.

A eMarketer prevê que o Snapchat consiga um feito inédito: ultrapassar, até ao fim do ano, o Instagram e o Facebook no total de utilizadores adolescentes (dos 12 aos 17 anos) e jovens adultos (18 aos 24).