Facebook vai desligar funcionalidade Amigos nas Proximidades e outros

0
603

Assim como outras grandes empresas tecnológicas mundiais, o Facebook também faz periodicamente algumas limpezas nos serviços que oferece, isto é, eliminando as funcionalidades menos usadas ou as que deixam de fazer sentido nos utilizadores.

Com base nesse sentido, a principal rede social do mundo anunciou que vai desactivar algumas das funcionalidades na plataforma, onde a mais visível é a Amigos nas Proximidades, bem como outros serviços baseados na localização.

Muitos dos serviços e propostas que o Facebook oferece aos utilizadores são baseados na sua localização. É desta forma que a rede social consegue unir os seus utilizadores e colocá-los mais próximos, oferecendo assim possibilidades de interação.

Uma das novidades agora é o fim dos Amigos nas Proximidades e de outros serviços baseados na localização. Este permiti a qualquer utilizador encontrar todos os seus contactos num mapa e assim descobrir quem estava mais próximo e acessível.

Apesar de não revelar a razão para que esteja a desligar estes serviços, o Facebook já começou a alertar os utilizadores para este fim. Para o fazer está a usar as suas apps móveis e a informar como este processo irá ser realizado.

MAIS: Consultório MenosFios: Facebook é o mesmo que internet?

Tudo aponta para que estes serviços baseados na localização dos utilizadores sejam desligados já no dia 31 de maio. Além deste momento, o Facebook dá aos utilizadores até ao dia 01 de agosto para que os seus dados sejam exportados. Após essa data, os dados vão ser removidos de forma permanente dos servidores da rede social.

Ao desligar estes serviços baseados na localização, o Facebook vai oferecer aos seus utilizadores várias propostas. Entre elas, e para além dos Amigos nas Proximidades, vão deixar de estar acessíveis os avisos de meteorologia, o histórico de localização ou localização em segundo plano.

Apesar de ser uma funcionalidade que estava apenas acessível a quem a ativasse, muitos utilizadores acabaram por a usar. Este fim deverá ter resultado de uma utilização reduzida ou de uma mudança na rede social. Ainda assim, o Facebook não deixará de recolher dados de localização dos seus utilizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui