Consultório MenosFios: Como criar slides com conteúdos interessantes no PowerPoint

0
495

Uma boa apresentação no PowerPoint é practicamente composta por três elementos: conteúdo relevante, bom design e excelente oratória. Mas, segundo os especialistas da redacção da MenosFios, o conteúdo relevante é o item principal da apresentação, visto que alegam que “a maioria das pessoas foca em design e oratória apenas, fazendo com que o conteúdo seja colocado em terceiro ponto“.

Por isso, o conteúdo deve ser significativo, actualizado e distribuído em tópicos, Por exemplo, “não se deve inserir um longo texto em um slide, porque a apresentação em PowerPoint não é uma simples anotação de lembretes” para o apresentador.

 

Elaboração do Texto

Recomendamos o uso de frases curtas ou palavras-chaves, que no decorrer da apresentação definitivamente vão auxiliar-te.

É claro que um design inovador e uma oratória cativante são itens importantíssimos, mas o conteúdo deve ser o item a ser bem planejado no processo de desenvolvimento de uma apresentação“, aconselhamos.

Uma funcionalidade fantástica no PowerPoint é o recurso de anotações, que permite que o apresentador no momento de activar o “Modo Apresentação de Slides” possa ter na tela o slide com o conteúdo principal e na tela do apresentador as anotações auxiliares. O objectivo dessa funcionalidade é a de despertar a atenção do público, de modo a transmitir um conteúdo relevante e significativo.

Apresentação Acadêmica

Para apresentações acadêmicas, nós recomendamos dividir o tema de slides em tópicos principais, mas lembrando sempre que toda apresentação deve ter um começo, um meio e um fim, é claro.

A ideia é permitir com o que o público, se estivermos a falar de alunos, professores ou banca, se conecte a imagem, palavra ou frase ao aonteúdo que o apresentador irá falar no momento da apresentação.

Apresentação Comercial

Agora, se o assunto for apresentações comerciais, primeiramente deves conhecer muito bem o produto, serviço ou a ideia que você queira vender, para que possas fazer uma apresentação clara e sucinta, Então, recomedamos que sejas “claro ao explicar os benefícios, atributos, características e vantagens comerciais na sua apresentação“.

Uma outra coisa que não podes esquecer é pensar nas possíveis objecções e nos argumentos que deves ter na sua apresentação. Podes ter sempre slides “ocultos“, visto que podes necessitar deles em um momento apropriado, bem como não deves esquecer de usar cores sólidas, imagens criativas e ter uma tipografia consistente e treinar a apresentação.

MAIS: Consultório MenosFios: Facebook é o mesmo que internet?

 

Saiba quando usar determinadas fontes

Nas apresentações comerciais é muito importanete estar atento quanto a escolha da fonte. Definitivamente deves evitar as tipografias Comic Sans. As Times e Helvética não são feias, mas elas podem ser aborrecidas pelo seu uso constante. Se a sua entidade empregadora tem já uma tipografia padrão ou própria, então utilize essa. Caso não, então evite as letras muito rebuscadas.

Veja abaixo as fontes principais e quando utilizá-las:

Arial: É uma fonte que recomendamos que uses para títulos e palavras em destaque, principalmente aquelas em negrito. Também podes utilizá-la em textos mais longos.

Times New Roman: Essa é a fonte mais formal, principalmente para público muito conservador ou mensagens sérias. A mesma é a recomendada em textos e frases mais longas, isto é, pelo facto de ter serifas, que são fontes construídas com o propósito de facilitar o fluxo de leitura.

Helvética: É uma fonte sem serifa, então tem uma legibilidade maior do que uma leiturabilidade, ou seja, funciona melhor para títulos e palavras em destaque.

Verdana: Essa fonte é uma boa escolha para ser criada, visto que tem uma boa exibição digital. Ela é igualzinha a do Arial, mas recomendamos utilizá-la para títulos e palavras em destaque.

Calibri: É uma fonte sem serifa, o que é muito boa em textos corridos. É a melhor opção quando não queremos ter uma apresentação muito séria.

Tahoma: Essa fonte é uma boa opção para textos, visto que funciona bem para títulos, principalmente na versão negrito.

_______________________________________________________

Esse foi o episódio do Consultório MenosFios desse Sábdo, onde esperamos que seja útil para todo e qualquer pessoa que queira saber como criar slides interessantes com o PowerPoint. Agora, pedimos que os nossos leitores a comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias sobre esse mesmo tema.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas no canal de comunicação exclusivo e dedicado ao consultório Menos Fios.

Falamos do e-mail criado para esse fim: [email protected]. Este é o único ponto de recepção das questões que nos enviarem. Usem-no para nos remeterem as vossas questões, as vossas dúvidas ou os vossos problemas. A vossa resposta surgirá muito em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui