[FILDA 2023] EMIS lança serviço “TPA Code”

1724

O segundo dia da 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), a maior montra de negócios do país, ficou marcado com o lançamento do serviço do “TPA Code”, por parte da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), gestora da rede Multicaixa em Angola.

De acordo com o que foi revelado na apresentação, o serviço tecnológico trata-se de uma simples imagem gerada na solução do comerciante ou no portal, disponibilizado pela EMIS, com um “QR Code” estático, associado à conta bancária do comerciante, com um montante fixo ou variável, não necessitando, por isso, de um terminal físico e/ou smartphone, que permite ao utilizador da Rede Multicaixa, através do canal Multicaixa Express, realizar a leitura do referido código e desta forma poder efetivar as compras.

O lançamento do “TPA Code” vem para mostrar a evolução da indústria dos Terminais de Pagamento Automático (TPA) para terminais baseados no sistema operativo Android, que por ser um sistema aberto propicia muitas vantagens em relação ao TPA tradicional, que usa sistemas operativos proprietários.

MAIS: [FILDA 2023] Impacto da digitalização dos dados é destaque no 2º dia do evento

A família “TPA de nova geração” da rede Multicaixa, está assim constituída por dois produtos “TPA físico” com sistema operativo Android, designados “TPA Full” e “TPA Mini”, que são em tudo similares ao TPA tradicional e que permite compras em lojas com cartão de pagamento e com MCX Express, para além de permitirem ao comerciante agregar outras aplicações. Tem também três produtos baseados numa aplicação móvel Android para instalação em telemóveis ou tablets, designados “TPA Flex”, “TPA Plus” e “TPA Code”.

Segundo os números divulgados pelo Ministério da Economia e Planeamento, o evento tem confirmada a participação ativa de 13 países e 16 províncias angolanas, sendo realizado mais uma vez na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, numa área de exposição de 28 mil metros quadrados.

Dos sectores da comunicação de Portugal às tecnologias alemãs, a FILDA 2023 vai tornar-se num evento no qual mil 307 empresas (o dobro das 624 do ano transato), das quais 139 estrangeiras vão tentar mostrar o seu potencial de internacionalização multissectorial. Sexta e sábado serão os dias de maior número de visitantes na exposição, segundo a organização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui