Finalmente a Google Apresenta o Protótipo do Projecto Ara

2192

images-2

Há alguns meses a Google confirmou o Projecto Ara, o suposto smartphone modular. Finalmente  foi apresentado um protótipo desse smartphone durante a conferência Google I/O 2014.

A palestra foi dirigido pelo líder do projecto Paul Eremenko que mostrou o progresso da sua equipe no desenvolvimento do primeiro smartphone modular. Durante a apresentação eles mostraram um protótipo funcional, ou que deveria ter sido funcional se a apresentação não tivesse dado alguns problemas.

A demonstração começou com a montagem dos diferentes módulos do Smartphone. Depois da montagem o aparelho apresentou uma certa demora em ligar,mas mesmo assim ele foi  aplaudido pelo publico. Durante o funcionamento o  Ara travou na tela de boot durante toda apresentação isto que é um problema que deve compreender-se porque o aparelho está apenas na fase de teste. Paul Eremenko também anunciou um desafio para todos os desenvolvedores. Um prêmio de 100 mil dólares será oferecido para quem conseguir criar um módulo funcional para o projecto que faça uma coisa completamente inédita, ou seja, diferente de tudo que um telefone jamais fez.

Quem quiser saber mais sobre o Projecto Ara pode ver este vídeo lançado em abril deste ano:

O lider do projecto Paul Eremenko falou também sobre as criticas que o projecto recebeu de certas pessoas que diziam que não era possível 100% modular. E ele disse que “nós começamos transformando afirmações como ‘isto é impossível’ em números, quantificando exatamente o que tornava este projeto tão difícil, para que nosso time pudesse resolver estes problemas”.

As dificuldades técnicas eram imensas, um dos obstáculos era a transferência de dados através de interconectores capacitivos.O próprio sistema do Android precisa sofrer algumas modificações para suportar um hardware modular, e o projeto Ara será o maior teste de resistência para a flexibilidade do OS da Google. O responsável pelo projecto deu ainda alguns exemplos de como poderá ser aplicado, como um dispositivo para abrir e operar seu carro, câmeras com diferentes qualidades e funções como visão nocturna, e etc…

As peças do Projecto Ara seram feita em impressoras 3D, especialmente modificadas. Para fazer o celular modular funcionar, a 3D Systems está reinventando o processo de impressão 3D, deixando de lado o formato tradicional em prol de um novo sistema de movimentação contínua, no qual a impressão funciona em diversas etapas independentes de acabamentos e manipulações dos módulos.

3D System

O desenvolvedor chefe fechou sua palestra dizendo que um dispositivo de prévia estará disponível até o final do ano, para que outras empresas  possam desenvolver software e hardware para o Ara.

 

Fonte: Slashgear

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui