[Review] Numbers, um aplicativo que fornece os números dos principais serviços em Angola

0
3074

Numbers logo

Para começar a falar do aplicativo “Numbers”, desenvolvido pela empresa angolana “MwangoBrain”, devo fazer uma pergunta: conhece as páginas amarelas, alguma vez usou?

Quem já teve o prazer de testar um telefone fixo (eles ainda existem), teve também a chance de ver um livro (grande) com os números e endereços de empresas e particulares espalhados por Angola. Por exemplo, se quisessem falar com a edição do MenosFios, abriam as páginas amarelas, procuravam o nome e decerto que encontrariam o endereço físico (e electrónico), assim como o terminal telefónico.

Com a telefonai móvel a atingir a marca de 10 milhões de clientes em Angola, nada mais certo do que transformar  as páginas amarelas num aplicativo, certo? Foi assim que os desenvolvedores da MwangoBrain pensaram.

A descrição oficial do aplicativo é a seguinte:

Encontre tudo o que está a sua volta – Com apenas um clique, encontre serviços de cinema, táxis e autocarros, bancos e multicaixas, hoteis e restaurantes

1. Apresentação

Ao abrir o aplicativo temos uma barra a identificar o programa “Numbers”, à direita está um botão de pesquisa e mais um botão para adicionar novos locais/serviços.

Abaixo temos as categorias dos serviços, de onde destacamos:

  • Advogados
  • Agências de viagem
  • Bancos
  • Clínicas
  • Farmácias
  • Restaurantes

Até ao momento contamos 33 categorias, decerto que a ideia é abrangir o máximo de serviços possíveis, mas pode ser difícil encontrar alguns serviços assim. Caso estejam com dificuldades em encontrar um serviço, cliquem no botão de pesquisa e sejam felizes.

2. Como funciona

Depois de encontrarmos o serviço desejado, por exemplo, uma clínica, aplicativo mostra-nos a distância  do local onde nos encontramos até ao local pretendido, no exemplo, a clínica.

O aplicativo mostra o número de telefone, site e o e-mail do local desejado, bastando clicar no ícone do telefone para fazer uma chamada. É possível ainda ver o local exacto no mapa, com indicações para chegar até lá desde o ponto em que nos encontramos.

Há ainda a opção de dar nota aos serviços, em forma de estrelas. Se gostou da forma como foi atendido num restaurante, por exemplo, dê 5 estrelas e partilhe com os outros utilizadores.

3. Adicionar novos serviços

Aplicativo numbers AngolaQuer adicionar novos serviços/empresas? Esteja a vontade, faça o cadastro, preencha os campos obrigatórios e a sua empresa fará parte da base de dados do aplicativo “Numbers” de forma gratuita.

Segundo os desenvolvedores, é feita uma verificação para garantir que não existam registos duplicados.

No teste que fizemos, demorou menos de um dia para que uma nova empresa/serviço fosse registada na base de dados do aplicativo.

 

4. O que pode melhorar?

Como referimos no início do artigo, o funcionamento do aplicativo depende da conexão à internet, o que é normal, uma vez que precisa de actualizar a base com os novos números. Mas a sugestão é que seja guardada uma cópia local de alguns elementos, para que a abertura do aplicativo demore menos tempo.

Durante o teste, inserimos uma nova empresa, MenosFios no caso, e tentamos alterar depois alguns dados. Não conseguimos alterar os dados das empresas que registamos devido a um erro no servidor, mas decerto que a equipe de desenvolvimento do App vai resolver a situação.

Download Gratuito

Ainda não há uma versão para iOS.

Testem o aplicativo e deixem sugestões na página oficial do aplicativo no Facebook ou ainda no site oficial: http://www.numbers.co.ao/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here