Google apresentou oficialmente a sua plataforma para streaming de jogos

785

A Google acabou de sair da sua zona de conforto e decidiu entrar na batalha onde empresas como a Sony e a Microsoft dominam melhor, e lançou assim a sua primeira plataforma de streaming de jogos denominado “Stadia“.

A plataforma de jogos na nuvem foi oficialmente apresentado ontem (20 de Março de 2019), no evento Game Developers Conference em São Francisco, onde o Sundar Pichai (CEO da Google), apresentou o serviço Stadia Descrevendo-a como uma plataforma para todos.

Sundar Pichai falou ainda sobre as ambições do Google em transmitir jogos para todos os tipos de dispositivos. O Stadia transmitirá jogos da nuvem para os dispositivos Chrome, Chromecast e Pixel, e será lançado em algum momento em 2019 nos EUA, no Canadá, no Reino Unido e na Europa.

Durante a apresentação da plataforma, subiu ainda ao palco Phil Harrison (ex-executivo da Sony e da Microsoft), onde deu garantias de que a Google vai ampliar esse serviço de streaming de jogos usando o YouTube e os muitos criadores que já criam vídeos de jogos no serviço. O Google testou anteriormente esse serviço como “Fluxo de projetos” nos últimos meses, permitindo que os usuários do Chrome transmitam jogos em seus navegadores. O Assassin’s Creed Odyssey foi o primeiro e único jogo a ser testado publicamente usando o serviço do Google, e os testes públicos terminaram em Janeiro de 2019.

Para terminar e deixar os usuários mais calmos, a empresa garantiu que para potencializar todo esse fluxo na nuvem, o Google está a alavancar toda sua infraestrutura global de data centers para garantir que os servidores fiquem o mais próximo possível dos jogadores em todo o mundo. Essa é uma parte fundamental do Stadia, já que a baixa latência é uma necessidade para transmitir jogos efetivamente pela Internet.