Google ensina 4 maneiras para proteger-se online

1132

Para assinalar o Dia Internacional da Verificação de Factos, a Google revelou agora quatro funcionalidades de Pesquisa que podem ajudar qualquer o utilizador a proteger-se a Internet. Estas permitem avaliar rapidamente as informações e obter o contexto chave para ajudar a entender o que cada um está a ver online.

Google pesquisa ferramentas online

Além disso, e para dar o acesso a estas ferramentas a mais pessoas, a Google expandiu duas funcionalidades — Acerca desta imagem e Acerca desta página — para mais 40 idiomas em todo o mundo, incluindo o português.

  1. Saber mais sobre um website em “mais acerca desta página”

É possível reconhecer muitos websites nos resultados de pesquisa, mas pode haver outros que não conhece – e sobre os quais gostaria de saber mais. A funcionalidade Acerca deste resultado permite obter contexto sobre um determinado website antes de clicar nele. Basta clicar nos três pontos ao lado do nome do website nos resultados da pesquisa e tocar no separador “mais acerca desta página”.

Este separador disponibilizará informações sobre o website, tal como a forma como a Wikipedia o descreve (quando disponível) e notícias ou avaliações sobre o mesmo. Com mais informações sobre o website, poderá decidir de forma mais informada sobre uma possível visita.

  1. Encontrar facilmente verificações de factos nos resultados

Curioso sobre um boato que ouviu numa conversa de grupo? Organizações independentes de verificação de factos podem já ter investigado esse tópico. A Google facilita a localização das verificações de factos publicadas por fontes independentes e confiáveis na web.

Se um artigo de verificação de factos for relevante para a pesquisa, é possível ver uma pré-visualização nos resultados da pesquisa. Estes resultados também vão exibir trechos (snippets) para auxiliar o utilizador a ter contexto sobre uma alegação específica que tenha sido feita.

Google pesquisa ferramentas online

  1. Conhecer mais a fundo com o Fact Check Explorer

O Fact Check Explorer ajuda os jornalistas e verificadores de factos a aprofundar um determinado tópico. Ao pesquisarem um tópico, podem encontrar facilmente verificações de factos que já foram investigadas por organizações independentes de todo o mundo. E, a partir de agora, é possível utilizar o Fact Check Explorer para descobrir mais sobre uma imagem.

Antes, e apenas disponível na versão beta, esta funcionalidade permite carregar ou copiar o link de uma imagem no Fact Check Explorer para ver se essa mesma imagem já foi usada nalguma verificação de factos. Os jornalistas e os verificadores de factos também podem usá-lo através da API Fact Check Tools, que lhes dá a capacidade de mostrar verificações de factos relevantes para uma imagem nos seus próprios produtos e websites.

  1. Obter o contexto com o recurso Acerca desta Imagem

A funcionalidade Acerca desta imagem oferece uma forma rápida de saber mais informação e obter contexto das imagens que vê online. Basta clicar nos três pontos junto a uma imagem nos resultados da Google Imagens para aceder a esta ferramenta ou clicar em “mais sobre esta página” na ferramenta Acerca deste resultado nos resultados de pesquisa.

Google pesquisa ferramentas online

Acerca desta imagem permite saber:

  • Histórico de uma imagem: descubra quando uma imagem ou imagens semelhantes podem ter sido visualizadas pela primeira vez pela Pesquisa e foi-se publicada anteriormente noutras páginas da web.
  • Como outros websites usam e descrevem a imagem: veja o que as outras fontes, como websites de notícias e de verificação de fatos, dizem sobre a imagem.
  • Metadados de uma imagem: quando disponíveis, verifique os metadados que os criadores e os editores de imagens adicionaram a uma imagem.

Lançada globalmente em inglês no ano passado, a Google está agora a expandir a ferramenta para 40 idiomas adicionais em todo o mundo, incluindo francês, alemão, hindi, italiano, japonês, coreano, português, espanhol e vietnamita.

Estas ferramentas podem ajudar qualquer utilizador a obter o contexto necessário para se sentir mais confiante sobre o que está a ver online. Isto, seja para confirmar a autenticidade de uma imagem ou para obter mais contexto sobre uma fonte online que está a consultar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui