Google implementa função que ajuda a saber o título da música com assobio

0
1411

O Google anunciou a implementação de uma ferramenta de pesquisa do Google, denominada “hum to search“, que permite apurar que canção está a assobiar enquanto usa o comando de voz.

Para experimentar esta nova função do Google, basta clicar no comando de voz, seleccionar a pesquisa de músicas e começar a assobiar a canção durante 10 a 15 segundos. A funcionalidade já está disponível, basta instalar a aplicação do motor de busca para iOS e Android ou actualizá-la (se já a tiver).

Ao fim de algum tempo, surge uma lista das canções cuja harmonia melhor corresponde à forma como assobiou a música, assim como a percentagem de correspondência entre os dois conteúdos. Depois, basta clicar na música certa ou, se não encontrar o que pretende, clicar em “tentar novamente”.

Segundo o Google, o segredo por trás da ferramenta é a criação de um modelo que verifica a “impressão digital” das músicas. Cada áudio, para o algoritmo, é nada além de uma sequência de números, o que torna cada canção algo único. Quando um usuário tentar identificar uma melodia com um assobio, o que a Inteligência Artificial faz é comparar a sequência numérica criada pelo usuário com aquelas que possui em seu banco de dados.

Além de identificar a música, a ferramenta remete a pesquisa para informações sobre o autor, disponibiliza a letra e permite que o utilizador ouça a música original, para esta ficar de vez no ouvido e na ponta da língua. Esta é mais uma demonstração de como, algumas linhas de código podem formar algoritmos tão fortes que podem efetivamente melhorar ou facilitar a vida das pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here