Google passa a avisar quando pesquisas não são fiáveis

0
1893

A Google anunciou que vai passar a ter um aviso para os utilizadores que pesquisem por termos que conduzam a resultados que podem vir a alterar rapidamente. Nesta primeira fase, a funcionalidade aplica-se a resultados em Inglês dos EUA, mas deverá ser estendida a outros idiomas e países em breve.

O alerta parece estar focado em pesquisas por eventos recentes ou que estejam a mudar rapidamente. No texto apresentado, o título mostra que “parece que estes resultados estão a mudar rapidamente” e por baixo uma nota explica que “se o tema é novo, pode levar algum tempo até que os resultados de fontes fiáveis sejam adicionados”.

Uma das primeiras pessoas que notou o aviso do Google foi a pesquisadora Renee DiResta, que tem como foco de estudo justamente a desinformação e como as narrativas se espalham. Há poucos dias, no Twitter, DiResta postou que foi a primeira vez que viu essa resposta da Pesquisa Google, afirmou ser um passo positivo para a empresa comunicar que algo é novo/recente e destacar que “os fatos não são todos conhecidos ou o consenso sobre o que aconteceu ainda está a ser formado”. A pesquisadora fazia uma busca por uma história de guerra cultural de última hora.

Na publicação de blogue onde anuncia a novidade, a Google explica que “embora a Pesquisa tente sempre mostrar os resultados mais fiáveis que podemos fornecer, algumas vezes a informação de confiança simplesmente não está online ainda. Isto é particularmente verdade para notícias de última hora ou temas emergentes, quando a primeira informação publicada não é a mais confiável”.

A Google está a tentar, desta forma, avisar os utilizadores para o cenário em que existam ‘vazios de dados’ ou alturas em que pessoas com más intenções possam ‘sequestrar’ algumas palavras-chave, condicionando dessa forma os resultados apresentados nas pesquisas e servindo de manipuladores da opinião pública.

Apesar de boas impressões sobre a novidade, ainda há algumas dúvidas, por exemplo, sobre quais fontes o Google considera confiáveis ​para um determinado resultado de pesquisa. Também não há um critério claro sobre quantas fontes confiáveis ​​precisam ser avaliadas antes que um tópico de notícias de tendência questionável perca o rótulo de não confiável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here