Governo exorta empresas nacionais a investirem na cibersegurança

0
1402

O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário de Oliveira, exortou, nesta terça-feira, as empresas angolanas a investirem na cibersegurança, como forma de se prevenirem contra ataques cibernéticos e danos às suas estruturas.

Mário de Oliveira que falava na sessão de abertura do Webinar sobre Cibersegurança em Angola, numa promoção do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, com o aumento do uso das tecnologias de informação no dia-a-dia das empresas, é de vital importância que se previnam de acções maliciosas.A vulnerabilidade das empresas angolanas é crítica, sendo que muitas delas não possuem colaboradores treinados e técnicos preparados para identificar, classificar, analisar e evitar os riscos de ataques cibernéticos”, frisou.

Para Mário de Oliveira, 90 por cento dos ataques cibernéticos registados podem ser evitados se as corporações apostarem em medidas fortes de cibersegurança, entre as quais aponta a criação de passwords complexos e robustos, alteração regular das passwords, não abertura de mails de origem desconhecidos, não acessos a páginas desconhecidas.

O secretário de Estado avançou que face à pandemia da Covid-19, o mundo empresarial angolano registou um aumento no uso das tecnologias de informação e comunicação, aumentando também os riscos de ataques cibernéticos, apelando, desta forma, as corporações empresarias a olharem, seriamente, para a cibersegurança.

Aconselha, por esta razão, as empresas a tomarem medidas proactivas de segurança para melhor se prevenirem e evitarem danos maiores que possam colocar em causa à sua sustentabilidade e funcionamento.

Segundo o responsável, apostar na cibersegurança é apostar na protecção das pessoas individuais e colectivas, nas empresas, nos governos, na economia, na segurança nacional, evitando riscos/crises que podem colocar em causa a soberania do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here