Governo satisfeito com o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais

922

O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, mostrou-se satisfeito com o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais, após avaliar os sistemas de satélites de apoio à economia nacional numa visita ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

Segundo o ministro, o laboratório tem jovens muito capazes, dedicados e que permite ao ministério apresentar aplicações que têm como grande objetivo o apoio à economia nacional nos mais variados sectores, desde a indústria, agricultura, ambiente e também as obras públicas.

Foi revelado que o ministério, no âmbito do programa espacial nacional, através do GGPEN, criou este laboratório de onde foram desenvolvidos e certificados um conjunto de aplicações.

Temos desenvolvido aplicações de apoio à indústria petrolífera, a agricultura, as infraestruturas de onde se destaca, por exemplo, aplicações que permitam o controlo de construção de estradas, controlo de florestação e desflorestação, bem como o controlo agrícola”, disse Mário Oliveira.

MAIS: Aplicações espaciais nacionais vão poder disponibilizar dados importantes para o país

Na opinião do dirigente, estes serviços trazem benefícios como otimização no uso de recursos, valor agregado na prestação de serviço, pagamento em moeda nacional, redução de custos operacionais e aumento da produtividade.

Já o chefe de departamento de desenvolvimento de aplicações espaciais do GGPEN, Luciano Lupedia, que esteve também presente na visita, frisou que o laboratório conta com mais de quatro aplicações, com destaque para o TECH-GEST, sendo uma aplicação que faz recurso a inteligência artificial em imagem de satélite e de drone que permite o monitoramento de ativos, de obras de construção, de estradas, bem como o monitoramento de infraestruturas no geral.

Este aplicativo, de acordo com Luciano Lupedia, foi classificado com selo de excelência no topo dos 100 melhores projetos do Mundo em aplicação em inteligência artificial focados nos objetivos do desenvolvimento sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui