Governo vai reforçar investimentos na tecnologia 5G

1827

A implementação do sinal em alta definição (HD) da Televisão Pública de Angola e a presença da Rádio Nacional de Angola através do streaming de todos os canais são alguns dos vários investimentos na tecnologia 5G que o Governo de Angola fez e tem procurado reforçar de forma permanente.

Segundo o Governo, o sector das telecomunicações e tecnologias de informação está a viver uma verdadeira, necessária e presente reviravolta com o funcionamento no país da tecnologia 5G, tecnologia esta, que quer revolucionar o dia-a-dia das milhares de empresas e de angolanos em todo o país.

O objetivo da implementação da tecnologia é de melhorar a situação de vida dos angolanos, com realce na facilitação e tornar acessível o acesso, as comunicações, facilitar e normalizar o acesso aos serviços públicos em todos os sectores da vida, reduzir o tempo de espera e o número de documentos, ir eliminando fatores promotores da corrupção, do suborno, e da garantia de vantagens.

Os cientistas em todo o mundo são unânimes em afirmar que os níveis sem precedentes de velocidade de conexão e para se baixar os dados, colocam esta rede sem fios ao nível da malha de cabos de fibra óptica.

MAIS: MINTTICS revela que apenas 29% dos angolanos têm acesso à Internet ao domicílio

A esfera de conexão com esta tecnologia reduz o tempo de forma BRUTAL: 200 vezes menos, o tempo de espera.

Um salto gigantesco para a frente e melhor, que o sector industrial angolano, o nosso sector do comércio e a nossa banca, mas não apenas, certamente necessitam. Aliás, há evidências que podem ser facilmente constatadas. A diversidade de serviços bancários, as mais variadas iniciativas empresariais que surgem todos os dias tendo como base a tecnologia, só para citar estes, evidenciam bem a grandiosidade da tecnologia em causa. E em Angola, já foi lançada esta moderna, impactante, necessária e moderna tecnologia: o 5G. Aliás, foi feito um grande investimento para instalar os cabos 5 G no país. Valeu, está valer e continuará a valer a pena. E que benefícios terão os milhares de angolanos e angolanas com o funcionamento e utilização da tecnologia 5G?

A eficiência energética é crítica para a indústria em todo o mundo. Em países como Angola, tal como muitos países, ganha contornos de urgência. A otimização dos recursos energéticos, não só neste sector, mas também na vida das populações, é uma das grandes oportunidades que a 5G nos traz.

Os especialistas respondem: a tecnologia 5G pode dar um empurrão a países como o nosso, com infraestrutura tecnológica em situação de fortalecimento e um parque industrial tecnológico em ampliação e outros, insípido com grande utilização de processos manuais, sobretudo. Com a tecnologia 5G, ganhamos tempo e avançamos mais rápido.

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social está amplamente envolvido na implementação, desenvolvimento e promoção do programa do Governo sobre a modernização e transformação tecnológica do país. Com a instalação e funcionamento do cabo de fibra óptica, procura-se tornar os serviços de telefonia, de internet e não só, em todo o país, com mais qualidade, maior velocidade e mais barato.

As operadoras nacionais e internacionais que operam no sector das telecomunicações, as empresas ligadas aos ramos de desenvolvimento económico no sector petrolífero, com a entrada desta tecnologia passaram a ser mais proficientes nas suas operações e gestão do tempo bem como nos serviços que prestam ao cidadão.

Para o manuseamento destas tecnologias de ponta e algo complexa, ainda, o Executivo angolano leva a cabo um amplo programa de formação, capacitação, treinamento, atualização de quadros angolanos, no interior e exterior de Angola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui