Grupo Impresa lança sites provisórios da SIC e do Expresso depois do ataque

0
937

O grupo Impresa lançou ontem uma versão provisória dos sites da SIC Notícias e do Expresso, de modo a continuar a publicar notícias e informação sobre a atualidade enquanto prossegue a investigação sobre o ataque de que foi vítima.

Os sites do Expresso e da SIC Notícias estão novamente no ar, pode ler-se no comunicado da empresa de comunicação, onde acrescenta que Os leitores podem voltar a ter acesso aos conteúdos informativos destas marcas do Grupo Impresa. Estes sites, que vão funcionar de forma provisória, querem dar ao leitor todas as notícias e atualizações a cada minuto.

A empresa ainda informou que os jornalistas da SIC Notícias e do Expresso continuarão a partilhar notícias nas respetivas redes sociais, nomeadamente Facebook, LinkedIn e Instagram.

De informar que o grupo Impresa foi alvo de um ataque informático este domingo, dia 2, que fez com que várias das suas páginas – como das televisões SIC e SIC Notícias do jornal Expresso e da Blitz – ficassem inacessíveis para os leitores.

O grupo já fez saber através de um comunicado que “tem trabalhado com as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança” nesta situação, afirmando também que “apresentará uma queixa-crime”.

Segundo o que se sabe, o ataque informático foi levado a cabo por um grupo de ‘hackers conhecido como Lapsus Group, que exigem o pagamento de um resgate para devolver os sites da SIC, da SIC Notícias e do Expresso. Os sites ficaram indisponíveis no domingo, dia 2, e no dia seguinte foram até enviadas mensagens e e-mails para os assinantes da SIC, do Expresso e do serviço de streaming Opto.

Por outro lado, o lançamento destes sites provisórios são boas notícias para os seguidores das plataformas da Impresa mas, por outro lado, pode indicar também que a investigação não tem ainda previsão de ser concluída.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here