Ao desafiar as empresas estatais dominantes naquele país e ao coincidir com o 20.º aniversário de operações da Paratus Namíbia, o lançamento representa uma celebração de duas décadas de investimento no país e o início de um novo e ousado capítulo na conectividade móvel e na transformação digital.
A operação da Paratus na Namíbia é a base de poder do grupo. A sua experiência no país não só apoia a inovação e a expansão do grupo pan-africano Paratus Group, como também tem sido pioneira no estabelecimento da extensa rede de fibra e infra-estrutura de satélite da empresa, incluindo a instalação do cabo submarino Equiano, o desenvolvimento de centros de dados Tier 3 por design, serviços de rede completos e novos serviços móveis e de satélite LEO.
A Paratus investiu um valor sem precedentes de 1,417 mil milhões de dólares namibianos em infra-estruturas de rede desde 2018. Além disso, no último ano, foram investidos mais 600 milhões de dólares namibianos na nova rede móvel da Namíbia, um terço dos quais foi destinado à construção de uma poderosa pilha de tecnologia digital que integra todos os serviços da Paratus numa única plataforma centrada no cliente.
Desenvolvida com a Cerillion como parceira de tecnologia digital e a Nokia como parceira de rede móvel, a nova rede móvel da Paratus elimina as plataformas antigas para proporcionar uma experiência de cliente totalmente digital e sem interrupções.
Com o lançamento, o Grupo Paratus reforça a sua posição como investidor de longo prazo no futuro digital de África, com o fornecimento de uma rede de serviços completos que capacita empresas e comunidades em todo o continente com conectividade fiável e acessível.
A conectividade é a espinha dorsal do crescimento económico. O lançamento da primeira rede móvel privada da Namíbia é um passo deliberado na nossa missão de transformar o panorama digital africano. Ao oferecer serviços transparentes e acessíveis, estamos a eliminar barreiras e a capacitar mais pessoas para participarem na economia digital. Isto também é parte integrante da paixão, do propósito e da filosofia humana da Paratus que abraçamos na nossa cultura e nos nossos planos de expansão, afirmou o CEO do Grupo Paratus, Schalk Erasmus.
À medida que nos expandimos pelo continente, cada investimento que fazemos é concebido para resolver desafios reais e abrir novas oportunidades. O novo serviço móvel na Namíbia é mais um exemplo disso: um serviço privado e acessível que oferece aos clientes liberdade, controlo e confiança na sua conectividade.
Em África, o Grupo Paratus opera em 15 países, entre os quais Angola, e gere a rede de maior qualidade do continente. Esta é a única rede totalmente contígua em África, que cobre toda a região de forma integrada, com a conectividade mais robusta, segura e sem falhas de cobertura.
A rota Paratus East-West Connect atravessa o continente de costa a costa. A Paratus Express Route, suportada pelo cabo Equiano, assegura conectividade internacional rápida e fiável, sendo a rota com menor latência entre Joanesburgo, a Europa e os Estados Unidos. A presença única do grupo garante ligações transfronteiriças eficientes e facilita parcerias regionais.