Inovação: Samsung decide investir no 5G!

0
2348
Usain Bolt
Nem Usain Bolt, nem a Chita vão alcançar a velocidade do 5G…

Enquanto em Angola tentamos nos habituar com as publicidades das empresas de telefonia móvel a promover as suas tecnologias de quarta geração (4G), a Samsung tem uma ideia diferente e pensa na 5ª Geração, já para 2020.

Antes de avançarmos para o “tal” 5G, temos de perceber o conceito 4G.

Uma coisa que deve ficar clara é que esse padrão não é exclusivo para a telefonia móvel. Basicamente, sistemas que atinjam velocidades a rondar os 100 Mb/s , pode ser considerada 4G, mas, o termo é usado essencialmente para tecnologias de acesso sem fios.

Em Angola as duas tecnologias que são usadas para providenciar velocidades que se aproximem da descrita acima são : WiMAX (Netone) e LTE (Unitel e Movicel). Não podemos esquecer que a TV Cabo oferece o serviço de acesso à internet via fibra óptica, que garante velocidades semelhantes, mas essa conversa é para outro artigo.

Uma pergunta rápida: “100 Mega” é suficiente para si?

A Samsung respondeu e foi bastante clara: NÃO! A empresa Sul Coreana pretende, até 2020, implementar um padrão que permita velocidades que rondem 1Gb/s (1 GIGA!). Segundo eles, um teste foi concluído com sucesso, verificando a transmissão de mais de 1 gigabyte por segundo entre dois terminais separados por 2 Km de distância.

O que poderemos fazer com essa velocidade “absurda”?

  • Fazer o download de um filme em apenas um segundo
  • Acesso directo, via streaming, à conteúdo em alta definição

A tecnologia ainda não está aprovada pelos órgãos competentes, mas essa iniciativa da Samsung, mostra que a empresa está atenta a evolução e, acima de tudo, não está parada…

[Via]: Terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui