Inteligência Artificial está a salvar recém nascidos na Nigéria

1122

Sabe-se que umas das maiores causas de morte de recém nascidos nas maternidades tem a ver com a asfixia de nascimento, ou seja falta de oxigénio,  que é uma das 3 principais causas de mortalidade infantil no mundo, causando a morte de cerca de 1,2 milhões de bebés e deficiências severas ao longo da vida (como paralisia cerebral, surdez e paralisia muscular).

Para tentar colmatar este problema, foi lançado na Nigéria um aplicativo Denominado Ubenwa que usa a Inteligência Artificial para fazer diagnósticos.

Como funciona?

Ubenwa é um aplicativo móvel de diagnóstico baseado em choques para recém-nascidos. O aplicativo determina bebés que têm ou estão em risco de asfixia, analisando a gravação de seus gritos usando a aprendizagem por máquina.

O aplicativo funciona captando o choro de um bebé, analisa os padrões de amplitude e frequência no choro e, em seguida, fornece um diagnóstico instantâneo de asfixia de nascimento.

A equipe de Ubenwa desenvolveu pela primeira vez um produto mínimo viável com uma precisão média de 92%, sensibilidade de 100% e especificidade de 88%. Entre 2012 e 2014 iniciaram-se as pesquisas iniciais e testes-piloto. Começou a validação técnica para conectar recém-nascidos chorando e Asfixia perinatal.

Durante esse período, a equipe de Ubenwa usou dados de amostra e itera em vários algoritmos para prever asfixia, o que mais tarde resultou no algoritmo usado para o aplicativo baseado em aprendizagem em máquina. O algoritmo é usado para aproveitar as capacidades de processamento de smartphones para fornecer uma avaliação quase instantânea se um recém nascido tem ou está em risco de asfixia.

Um bom sistema para ser implementado em Angola? Lembrando que o nosso país tem das mais elevadas taxas de mortalidade infantil.