A Internet das coisas e as suas vantagens para o mercado segurador angolano

175

O segundo fórum de webseguros, que foi realizado nesta terça-feira, 20, em Luanda, teve como tema “Como a internet das coisas transformará o mercado segurador angolano”. Manuel Homem, director do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), defendeu que as aplicações da internet das coisas visam simplificar as cadeias de produção e melhorar o conhecimento, bem como gerir o dia-a-dia dos seus usuários.

Durante a sua abordagem, na qual o responsável do INFOSI, apresentava o tema- A internet das coisas referiu que os dados de sensores e dispositivos remotos precisam estar combinados comum ou a mais sistemas back-end das empresas e isso inclui desde os seus sistemas de depósito, pagamentos, atendimento ao cliente, CRMs, ERPs e entre outras aplicações que permitem activar automaticamente as notificações e processos de negócios completos ou ainda para fornecer um painel abrangente de todas as informações importantes.

A Internet das Coisas, também conhecida por IoT (Internet of Things, em inglês), refere-se a uma revolução tecnológica que tem como objectivo conectar os itens usados do dia-a- dia à rede mundial.

Segundo o Manuel Homem, tem havido alguns investimentos por parte das indústrias e dos governos para que as  tecnologias  sobre a internet das coisas sejam direccionadas à padrões aceites em todos os sectores e que permitam a interoperabilidade entre os dispositivos.

Os utentes devem encarar a internet das coisas como uma realidade e como algo inevitável, porquanto a tendência de mobilidade e a facilidade de acesso às soluções em cloud propiciam um maior uso e integração da tecnologia” disse o director do INFOSI, Manuel Homem.

Já o Gustavo Soares, director de marketing da Global Seguros, informou que algumas empresas de seguros já possuem alguns serviços on-line disponíveis, que têm ajudado nas relações entre os cliente e as empresas seguradoras nacionais.

A Internet das coisas, possui várias vantagens como a ligação de todos os objectos, o que por si só é uma ideia importante. Esta ligação trás benefícios claros à nossa sociedade, possibilita um maior controle e compreensão de como os sistemas interagem entre si e proporciona uma melhor qualidade de vida a todos.