Internet de banda larga principal motivo para a afluência de jovens na Mediateca de Lubango

1461

A internet de banda larga é um dos principais motivos para a afluência de jovens das províncias da Huíla, Namibe e Cunene na Mediateca do Lubango, bem como ao acesso rápido ao acervo bibliográfico diversificado e atualizado, além de cursos de diversas áreas de curta duração e outros serviços.

Segundo uma ronda feita pelo Jornal de Angola ao local, constatou que por dia a afluência diária de usuários a mediateca ronda as 250 pessoas entre alunos do ensino geral, universitários e investigadores.

Nessa mesma senda, Wínia Silvana, diretora da Mediateca do Lubango, diz que está satisfeita com a adesão ao imóvel por indivíduos de várias faixas etárias, onde garante que os serviços vão continuar com a mesma qualidade, apesar de se confrontarem com a infiltração da água das chuvas e avarias constantes do equipamento tecnológico.

A sala principal, algumas áreas de serviço, WC, parte exterior, teto, sistema de drenagem da água e outras necessitam já de obras de restauro para conter o problema da infiltração que nesta época da chuva, preocupa sobremaneira a direção do imóvel”, descrevendo que a atenção especial está agora na proteção do acervo bibliográfico e tecnológico de modo a evitar que se danifiquem.

MAIS: Mediatecas vão ser transformadas em centros de formação

Sobre as infraestruturas que comportam a Mediateca do Lubango, destacar o auditório  que acomoda no máximo 122 pessoas, incluindo indivíduos portadores de deficiência. O apetrecho informático contempla 86 computadores de mesa e portáteis, 350 jornais eletrónicos, teses de mestrado e doutoramento para auxiliar na pesquisa.

Quanto aos apreciadores da leitura, o espaço tecnológico alberga 160 lugares e uma cafetaria para 245 pessoas. No que diz respeito a bibliografia universal, a Mediateca possui mais de 50 mil eBooks, oito mil livros e DVDs.

A Mediateca tem, ainda, à disposição dos seus utentes 400 pontos de rede, 14 monitores em TV corporativa, zona multimédia, área de recreação para jovens e crianças, depósito de material e arquivo, num imóvel implantado numa zona de 2.300 metros quadrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui