iPad Air 2 e iPad Mini 3: Os novos lançamentos da Apple

1429

iPad Mini 3
Nem só de iPhones vive a Apple. Tal como tínhamos anunciado, ontem foi dia do último evento da Apple este ano, e claro como estávamos a espera, novidades não faltaram. A cabeça de cartaz foi de certeza o lançamento dos novos iPads que surgiram no palco com duas novas versões, iPad Air 2 e iPad Mini 3. Os tablets são o segmento onde a Apple domina a concorrência e para isso é necessário inovar, ou pelo menos actualizar.

O iPad Air 2 vem ainda mais leve que a anterior geração sendo 18% mais fino do que o primeiro iPad Air tendo apenas 6,1 mm de espessura e é o iPad mais fino feito até hoje e também é o tablet mais fino do mundo, segundo a Apple. Comparativamente, ao colocar dois iPads Air 2 um em cima do outro teremos a espessura do primeiro iPad. Por outro lado, o iPad Mini tem uma espessura de 7,5 mm, não sendo muito diferente da geração anterior.

iPad Air 2

Contribui para isso a nova tela do iPad Air 2 tem uma resolução de 2048×1536 distribuída por 9,7 polegadas e é agora muito mais fina, pois a Apple uniu os 3 painéis que constituíam a tela, o que resultou em uma tela mais compacta e consequentemente resistente. Ainda sobre a tela, dessa vez a Apple apresentou um revestimento anti-reflexo o que o permite deixar de ser o gozo de outros tablets. O iPad Mini 3 vem exactamente com a mesma resolução o Air 2, mas numa tela mais pequena, de 7,9 polegadas o que permite apresentar uma maior densidade de pixels por polegada.

O design é semelhante ao do iPhone 6 com botões mais largos e com corpo totalmente em alumínio que permite uma consistência mais robusta mas com linhas finas, já o iPad Mini  3 não traz muitas novidades quanto ao design que é o mesmo da geração anterior. Outro ponto que mereceu a atenção da Apple foi a câmera. A frontal tem 8 megapixels e lente com abertura f/2,4, com a possibilidade de tirar fotos no modo contínuo e criar timelapses. A câmera frontal do iPad Air 2 foi actualizada com abertura maior (f/2,2) e sensor superior, o Mini 3 continua com a mesma câmera de 5 megapixels do do seu antecessor.

iPad-Mini-3

O Pad Air 2, terá um processador mais potente, denominado A8X (uma evolução do A8), com um processamento 180 vezes superior ao primeiro iPad, que providenciará um desempenho de CPU até 40% maior e desempenho gráfico até 2,5 vezes mais rápido, esse processador possui arquitectura de 64 bits. Como é hábito, o processador A vem sempre acompanhado pelo seu co-processador M, neste caso o M8 que tem como novidade um novo sensor, um barómetro além dos outros sensores habituais. No que concerne ao hardware, o iPad Mini 3 traz o mesmo hardware do iPad Mini 2, com o chipset A7 o que poderá não agradar a muitos consumidores.

Não houve muitas novidades quanto a bateria que mantém a mesma duração de 10 horas para ambos iPads (dependendo da utilização) e os mesmos aparecem agora em três cores, dourado, cinza e cinza espacial, seguindo a onda do iPhone 6.

iPad Air 2

O Touch ID vem presente em ambos iPads que trazem já suporte ao Apple Pay e o novo iOS, que vai permitir uma integração completa com os outros dispositivos Apple que também recebem hoje o Yosemite.

Os dois novos iPads estarão disponíveis com os seguintes preços:

  • iPad Air 2 versão Wi-Fi: 499 USD (16 GB), 599 USD (64 GB) e 699 USD (128 GB)
  • iPad Air 2 versão 4G: 629 USD (16 GB), 729 USD (64 GB) e 829 USD (128 GB)
  • iPad Mini 3: mantêm os preços da versão anterior, ou seja, modelo de 16 GB com Wi-Fi começa em 399 USD, chegando a 729 USD (com 128 GB) e conexão 4G.

Tanto o iPad Mini 3 quanto o Air 2 estarão disponíveis durante a próxima semana nos EUA. Quanto aos outros mercados, terão de aguardar um pouco mais.

Fonte: Apple