ITA anuncia projecto que levou internet com velocidade de 100 Gb/s ao Moxico

0
1537

A empresa angolana Internet Technologies Angola (ITA) instalou, na última semana, um serviço de internet em banda larga por fibra óptica (com velocidade de 100 gigabytes por segundo), que vai permitir ligar dados por voz e imagem em qualquer ponto da região da província do Moxico.

Segundo o que foi divulgado, o serviço instalado poderá ser utilizados pelas instituições e empresas públicas e privadas na província, e a sua inauguração é tendo como base a estratégia do Governo Angolano de expansão da internet de banda larga, bem como fornecer a inclusão digital a sociedade angolana.

MAIS: 13 mil utilizadores em Angola têm acesso à Internet gratuita em banda larga

Francisco Pinto Leite, director geral da ITA, falando aos jornalistas, disse que o lançamento do ponto de distribuição de telecomunicações de banda larga, no Moxico, faz parte do plano estratégico de expansão e consolidação da cobertura nacional da empresa, e onde ainda acrescentou que este projecto permitiu criar e melhorar os mesmos serviços, na província de Benguela, Huambo e Bié, com uma internet de “alta qualidade e rápida”.

O gestor revelou também que a sua empresa tem como perspectiva, para 2022, expandir a fibra óptica até ao município fronteiriço do Luau, e posteriormente Alto Zambeze, Bundas, Luchazes e Camanongue, bem como nas províncias da Lunda Sul e Lunda Norte.

A ITA informou ainda que tem nos seus planos de operacionalidade a viabilidade de inserir novos serviços de telecomunicações, nomeadamente, os de televisão por cabo, assim como desenvolver as condições de ensino e saúde das instituições públicas.

Embora que não tenha divulgados os valores investidos nesse projecto, a empresa de telecomunicações disse que, numa primeira fase, a estrutura instalada vai expandir a internet de banda larga na cidade do Luena e arredores, permitindo empregar quatro técnicos locais.

P

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here