Itália cria “website” para celebrar amizade com Moçambique

944

Por ocasião do trigésimo aniversário da assinatura do Acordo Geral de Paz em Roma, a Embaixada de Itália em Moçambique decidiu promover a criação de uma plataforma digital (website) sobre a História da amizade entre a Itália e Moçambique, desde antes da Independência do país e até 1994, ano das primeiras eleições multipartidárias.

O website – disponível gratuitamente no link: https://italomozhistoria.com configura-se como um arquivo digital que recolhe material documentário, impressão, material fotográfico e testemunhos desta rica tradição de encontros e cooperação entre os dois países, com o objetivo de impedir que esta memória se perca, também em benefício das gerações futuras. O arquivo estará aberto ao contributo de todos aqueles sendo protagonistas desta viagem comum, que podem contactar a Embaixada para reportar documentos na sua posse para serem incluídos no site.

https://italomozhistoria.com
https://italomozhistoria.com

O website foi apresentado durante uma conferência de imprensa com a participação do embaixador de Itália em Moçambique, Gianni Bardini e Sol de Carvalho, dirigente da Promarte, a empresa que desenvolveu o projeto em nome da Embaixada.

A plataforma configura-se como um arquivo digital que recolhe material de documentário, impressão, material fotográfico e testemunhos desta rica tradição de encontros e cooperação entre os dois países, com o objetivo de impedir que esta memória se perca, e também em benefício das gerações futuras. O arquivo estará aberto ao contributo de todos aqueles sendo protagonistas desta viagem comum, que podem contactar a Embaixada para reportar documentos na sua posse, para serem incluídos no website.

MAIS: [Moçambique] Estudantes, docentes e investigadores formados em TIC

O website está dividido em quatro secções: a primeira fala sobre as várias formas de cooperação (política, económica e de desenvolvimento); o segundo fala dos eventos marcantes (por exemplo, a chegada do navio solidário “Reggio Emilia” a Pemba); o terceiro é dedicado ao processo de paz, às conversações e ao Acordo de Roma; o quarto apresenta o conteúdo especial do “site”, em particular as entrevistas com os protagonistas da amizade italo-moçambicana, algumas das quais foram expressamente realizadas nesta ocasião.

Cada uma das três primeiras secções, apresenta textos dedicados a temas ou eventos individuais, nos quais serão consultados artigos de imprensa, fotografias e documentos relacionados.

Na apresentação do “website”, o embaixador Bardini afirmou: “A ideia nasceu de uma conversa com Óscar Monteiro sobre o tema da memória. A intensa cooperação e amizade que ligam a Itália e Moçambique desde antes da Independência merece um espaço a ser cultivado e salvaguardado, especialmente este ano, com o trigésimo aniversário do Acordo de Roma”.

O objetivo é criar um lugar virtual de referência onde documentos e materiais relacionados com a História das relações italo-moçambicanas possam convergir.

O embaixador Bardini, afirmou: “Moçambique tem uma população muito jovem, alguns dos protagonistas desta amizade, como o antigo embaixador Incisa Camerana, já não estão connosco. Por isso é importante preservar, também em benefício das gerações futuras, a memória de como a Itália e Moçambique cooperaram nos mais variados campos para construir as instituições do jovem e nascente Estado nacional moçambicano”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui