ITU afirma que o acesso doméstico à Internet em áreas urbanas duplica em relação às áreas rurais

0
1847

O União Internacional das Telecomunicações (ITU sigla em inglês) apresentou um novo relatório denominado Measuring Digital Development: Facts and Figures 2020 em que afirma que, praticamente todas as áreas urbanas do mundo são cobertos por uma rede de banda larga móvel, mas as lacunas preocupantes em conectividade e acesso à Internet persistem em áreas rurais.

O relatório afirma que as lacunas de conectividade nas áreas rurais são particularmente pronunciadas nos países menos desenvolvidos, onde 17% da população rural vive em áreas sem cobertura móvel e 19% da população rural é coberta apenas por uma rede 2G. Além disso, de acordo com os dados de 2019, globalmente cerca de 72% das famílias nas áreas urbanas têm acesso à Internet em casa, quase o dobro do que nas áreas rurais com 38%.

A pesquisa revela que cerca de um quarto da população em países menos desenvolvidos e países em desenvolvimento sem litoral, e cerca de 15% da população em pequenos estados insulares em desenvolvimento não têm acesso a uma rede de banda larga móvel, ficando aquém dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Meta 9.c para aumentar significativamente o acesso à tecnologia da informação e comunicação e se esforçar para fornecer acesso universal e acessível à Internet nos países menos desenvolvidos até 2020.

Uso da Internet predominante entre os jovens

  • No entanto, o uso da Internet é consistentemente mais difundido entre os jovens, independentemente da região ou nível de desenvolvimento. Enquanto pouco mais da metade da população global total usa a Internet, a proporção de uso da Internet aumenta para quase 70% entre os jovens de 15 a 24 anos.
  • Nos países menos desenvolvidos, 38% dos jovens estão a usar a Internet, enquanto a proporção geral de pessoas que a usam, incluindo jovens, é de 19%.
  • Nos países desenvolvidos, praticamente todos os jovens estão a usar a Internet, enquanto a maior proporção jovens- total está presente na Ásia e no Pacífico.

O relatório observa que os dados mais recentes da ITU demonstram que a implantação de redes de banda larga móvel tem desacelerado em 2020.

“Entre 2015 e 2020, a cobertura da rede 4G dobrou globalmente e quase 85% da população global será coberta por uma rede 4G no final de 2020”, afirma a ITU.

No entanto, o crescimento anual tem desacelerado gradualmente desde 2017, e a cobertura de 2020 é apenas 1,3 pontos percentuais maior do que 2019.

Além da implantação da infraestrutura, a divisão de gênero digital, a falta de habilidades digitais e acessibilidade continuam a ser as principais barreiras para a participação significativa em uma sociedade digital, especialmente no mundo em desenvolvimento, onde a telefonia móvel e o acesso à Internet continuam sendo muito caros para muitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here