[Jogos] Prémios VGA 2012

0
1472

Na passada sexta feira teve lugar a gala dos Video Games Awards de 2012 da Spike TV, que é um dos principais prémios no mundo dos vídeo jogos. Na parte final de todos os anos a Spike TV nomeia vários títulos em varias categorias e deixa o público votar no que eles consideram melhor. Este ano foi acima de tudo surpreendente … mas não vos vou deixar mais a espera. E os vencedores são …

Melhor jogo para PCs

Diablo III
Guild Wars 2
Torchlight II
XCOM: Enemy Unknown

Vencedor :  XCOM: Enemy Unknown

Ganhou o único não RPG da lista. Embora este também tenha elementos de Hardcore RPG, XCOM é sem duvida um grande, senão o melhor, TBS (turn based strategy). No entanto é de estranhar que Diablo III não tenha ganho este prémio. Talvez  Blizzard devesse ter lançado a arena de PvP.

Melhor jogo para Wii / Wii U

New Super Mario Bros. U
The Last Story
Xenoblade Chronicles
ZombiU

Vencedor : New Super Mario Bros. U

Embora todos estivessem a espera de uma vitoria de ZombiU, o canalizador parece ter apanhado uma flor magica e conseguindo assim ter mais um dos seus jogos premiado.

Melhor jogo de Xbox 360

Assassin’s Creed III
Borderlands 2
Dishonored
Halo 4

Vencedor:  Halo 4

A expectativa era grande para este prémio já que existiam 3 favoritos (ninguém contava que Dishonored ganhasse). No final a grande base de fãs fieis de um dos jogos mais vendidos de sempre deu a vitoria a saga de MasterChief.

Melhor jogo de PS3

Assassin’s Creed III
Borderlands 2
Dishonored
Journey

Vencedor : Journey

Aqui está uma das surpresas da noite. Muitos apostavam numa luta entre Boderlands 2 e Assassin´s Creed III, não dando muito crédito a Dishonored e Jorney. No entanto …

Melhor RPG

Diablo III
Mass Effect 3 
Torchlight II
Xenoblade Chronicles 

Vencedor : Mass Effect 3

Aqui mais outra supresa visto que Diablo III e Torchlight II estavam nomeados para melhor jogo de PC esperava-se que um desses fosse ganhar. No entanto foi Mass Effect 3 que nem estava nomeado para melhor jogo de qualquer uma das plataformas a ganhar.

Melhor FPS

Borderlands 2
Call of Duty: Black Ops II
Halo 4
Max Payne 3

Vencedor : Borderlands 2

A segunda maior surpresa da noite. O que deveria ser um decisão entre Black Ops II e Halo 4 acabou por ser ganho por Boderlands 2. Quer Black Ops II e Halo 4 têm uma base de fãs enorme, sendo que nos últimos anos ambas as series têm dominado o mundo do FPS . Já Borderlands 2 não é um FPS propriamente dito, é mais um RPG do que um FPS, o que aumenta ainda mais a surpresa na atribuição deste prémio.

Melhor jogo de desporto coletivo

FIFA Soccer 13
Madden NFL 13
NBA 2K13 
NHL 13

Vencedor :  NBA 2K13

É uma das raras vezes em que vemos o basquetebol a superar o futebol. Muitos reclamaram a falta de PES 13 nesta lista de nomeados, no entanto de nada teria valido pois o desporto premiado foi mesmo o NBA 2K13, embora alguns jogadores suspeitem que muitos fãs de PES 13 votaram em NBA 2K13 só para que o FIFA 13 não fosse o vencedor.

Melhor jogo de corridas

DiRT: Showdown
F1 2012
Forza Horizon
Need for Speed: Most Wanted

Vencedor : Need for Speed: Most Wanted

Nenhuma surpresa aqui. Mesmo que não fosse dos melhores jogos de corridas feito até a data, a esmagadora base de fãs do jogo original garantiu a vitoria do jogo .

Melhor jogo de luta

Dead or Alive 5
Persona 4 Arena 
Street Fighter X Tekken
Tekken Tag Tournament

Vencedor :  Persona 4 Arena

Não existia duvidas para muitas pessoas que Tekken Tag Tournament iria ganhar, aceitava-se até uma vitoria de Dead or Alive 5 ou mesmo de Street Fighter X Tekken. A vitoria de Persona 4 Arena foi chocante …

Melhor jogo de ação ou aventura

Assassin’s Creed III
Darksiders II
Dishonored 
Sleeping Dogs

Vencedor : Dishonored

Nesta categoria qualquer um dos títulos poderia ganhar, apesar de Assassin Creed III ter talvez maior favoritismo, Dishonored é um justo vencedor pela sua capacidade de inovar.

Melhor multiplayer

Borderlands 2
Call of Duty: Black Ops II
Guild Wars 2
Halo 4

Vencedor : Borderlands 2


Aqui mais uma vez o que menos se esperava ganhou. Tudo parecia se resumir a uma escolha entre Guild Wars 2 e Black Ops II, com talvez Halo 4 a conseguir se intrometer pelo meio graças a sua já referida base de fãs. No entanto tal como fez na categoria de FPS Boderlands 2 surpreende todos e vence esta categoria também. Sinceramente tenho mesmo que comprar este jogo…

Melhor jogo independente

Gust: An Elysian Tail
Fez
Journey
Mark of the Ninja

Vencedor : Journey

Seria estranho se o melhor jogo do ano de 2012 para PS3 não fosse o vencedor desta categoria , embora alguns ainda tinham a esperança de ver Mark of the Ninja como o vencedor.

E agora o prémio mais antecipado :

Jogo do ano

Assassin’s Creed III
Dishonored
Journey
Mass Effect 3
The Walking Dead: The Game

Vencedor : The Walking Dead: The Game

Eis a grande surpresa deste ano, alias deste ano não, deste nosso jovem século. Os muitos que se questionaram o que é que o jogo de Walking Dead: The Game estaria a fazer nesta lista sequer, transformaram-se em os muitos que ficaram totalmente de boca aberta totalmente zombificados. Se é pelo facto de ser a adaptação de um franchise tão popular ou por de facto o jogo ser superior a todos os outros que lhe valeu este prémio é algo que ainda se esta a discutir em múltiplos fóruns, mas uma coisa fica registada, não é preciso ter gráficos de ultima geração, uma campanha publicitaria digna de uma campanha para presidente ou sequer ser o jogo mais vendido para se conseguir vencer no mundo dos vídeo jogos.

Jogo da década

The Legend of Zelda: The Wind Waker
Half-Life 2
World of Warcraft
Shadow of the Colossus
Wii Sports
BioShock
Portal
Mass Effect 2
Red Dead Redemption
Batman: Arkham City

Vencedor : Half-Life 2

Esta categoria feita especialmente para este VGA foi ganha por Half-Life 2, sem duvida um dos jogos mais influentes deste inicio de século. Também se olharmos para a lista vemos que faltam alguns jogos ai como Assassin Creed e GTA 4 , e embora a concorrência de World of Warcraft e Bioshock fossem para serem levados muito a serio, jogos como Wii Sports ou Shadow of the Colossus nunca foram títulos que se possam considerar adversários dignos.

Mais esperado pra 2013

BioShock Infinite
Grand Theft Auto V
South Park: The Stick of Truth
The Last of Us
Tomb Raider

Vencedor: Grand Theft Auto V

Bem esta é uma categoria caricata, que mede não a qualidade dos jogos, já que ainda não saíram, mas sim a vibe, ou seja a antecipação, que o jogo tem. Aqui a decisão era claramente entre BioShock Infinite e GTA V, sendo que o GTA V  ganhou principalmente devido as fantásticas novas inovações que o jogo apresenta nesta nova entrega, como por exemplo o se poder controlar 3 personagens ao mesmo.

E assim acaba a lista dos principais prémios do VGA deste ano. Os grandes vencedores destes prémios os surpreendentes The Walking Dead: The Game, Borderlands 2 e Journey e sem a menor duvida os principais derrotados  Diablo IIICall of Duty: Black Ops IIAssassin’s Creed III que não ganharam um único prémio.

Para saberem e verem mais sobre este prémios acedam a: http://www.spike.com/events/video-game-awards/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui