[Jogos] Quick Review Football Manager 2014

8
1260

Apesar de estarmos a poucos dias do lançamento oficial do Football Manager 2014 (31/10/2013) foi lançado recentemente a versão beta do jogo. Esta é uma versão disponível apenas para os que já compraram o jogo ou que o comprem até ao dia do lançamento, e apesar de não ser a versão final é algo bastante próximo disso. A intenção é dar aos jogadores a possibilidade de provar um pouco do jogo antes de ele ser lançado e ao mesmo tempo aproveitar para verificar os potenciais bugs que possam existir.

Para vocês que ainda não compraram o jogo, decidimos fazer uma quick review desta versão beta para vos poder dar uma ideia geral do que esperar do jogo. Decidimos iniciar uma nova carreira de treinador e ir mostrando-vos as novidades que foram aparecendo.

A primeira novidade que podemos ver é a adição do “Descargas” que não existia anteriormente e que nos deixará aceder a DLCs.

Menu Principal

Ao criar o nosso perfil de treinador agora temos também as opções de escolher a nossa cidade natal e a nossa formação favorita.

Novo Treinador
E como seria de esperar, escolhi treinar Angola, uma missão complicada.

Angola

A primeira coisa que salta a vista é talvez o novo menu superior. Agora tem se numa barra atalhos para varias outras páginas como  as tácticas, o calendário dos jogos , a procura de jogadores, ect ,ect. Extremamente útil para quem pega no jogo pelas primeiras vezes.

Barra

Poucos dias depois de ter assumido o cargo tive a habitual conferencia de imprensa. Ao contrário do que se passava nas edições anteriores do FM, quando se lida com a imprensa não somos levados para uma nova pagina do jogo, em vez disso ficamos confortavelmente na página das noticias.

Entrevista

Enquanto esperava pelo primeiro desafio contra o Chade, a contar para a qualificação para o mundial, pude desfrutar de mais uma das novas alterações: o loading. O painel de loading sofreu alterações nesta nova versão do FM , agora é mais simples não só seguir a passagem dos dias mas também as notícias, que aparecem por ordem cronológica e ficam no “calendário” do painel de loading. Pena que existia um bug que mostrou o Dunga assumir o controlo do Flamengo quase todos os dias. Algo para se corrigir até á versão final.

Loading

Chegou a altura de fazer a minha primeira convocatória, infelizmente tinha vários jogadores lesionados e não pude convocar todos os que queria o que me levou a fazer uma pesquisa bem mais aprofundada. Na minha busca pude entrar o Diógnes João, um jovem defesa central de 15 anos do Petro de Luanda que julgando pelos parâmetros do FM13 é muito provavelmente um novo miúdo maravilha angolano. Alias neste jogo pude ver vários jogadores angolanos que tinham atributos bastantes bons para a sua idade. Talvez uma luz ao fundo do túnel para as palancas negras, ou talvez apenas uma ilusão do FM.

Grande Juventude

Na minha busca por jogadores para a selecção tentei convocar o Danny da Costa , e visto que ele rejeitou o meu convite tentei conversar com ele . Nem o telefone ele me atendeu …

Atendedor de Chamadas
Quando já tinha posto todos os jogadores na “shortlist” da selecção nacional deparei me com uma das novidades deste jogo. Nos filtros dos jogadores agora pode-se seleccionar “médios defensivos” e “médios ofensivos” o que ajuda muito a organização e selecção da equipa, principalmente no que toca aos médios centrais. Nas versões anteriores ao seleccionar médios centrais aparecia todos os médios centrais, desde os defensivos aos ofensivos passando pelos médios centrais “normais”. Mais tarde pude verificar que esta alteração também foi feita no filtro do ecrã da equipa.

Medios Defencivos e Ofencivos
Depois de seleccionar os jogadores , chegou a altura de definir a táctica. Neste capitulo existem muitas alterações ao jogo. Em vez de se dar uma táctica geral para a equipa seguir, dá-se indicações sobre o que a cada um dos jogadores deve fazer. Desta forma consegue-se que cada jogador faça o que nós queremos e podemos com mais facilidade tirar proveito dos pontos fortes de cada jogador.

Instruções é Equipa

Tácticas  Jogador

Instruções individuais

Nesta nova edição do FM é também possível na criação da táctica dar-se as instruções a equipa que anteriormente só se podia dar através dos “gritos” durante o jogo. Nesta nova edição também se nota novas instruções à equipa como “Ritmo Muito Mais Rápido”.

Tactia instruções á equipa
Outra adição que promete ajudar-nos a tirar o melhor da nossa equipa é as explicações do que é que cada uma das ordens quer dizer. Embora a maior parte delas seja bastante intuitiva por vezes elas não são exactamente o que nós pretendíamos por não sabermos exactamente o que elas significavam.

Explicação das instruções

Para nos facilitar a vida, no ecrã das tácticas podemos ver com facilidade o quanto bom ou mau do jogador que seleccionamos é na função que lhe demos e ainda a qualidade dele em outras funções daquela posição. Embora esta informação estivesse presente no FM13 , tinha que se abrir vários outros ecrans e seleccionar cada uma das posições para vermos apenas 3 funções.

Possição dos jogadores

E lá foi para o jogo contra o Chade. A primeira coisa que se nota durante o jogo é a melhoria gráfica que é considerável comparada ao FM13 . Mas o que me chamou mais a atenção foi quando o Manucho marcou o primeiro golo da equipa. Os eventos como golos e cartões agora aparecem de uma forma diferente e bastante mais agradável. (os gráficos aqui apresentados são os da configuração “baixo”)

Evento no jogo

Em termos de mudanças tácticas durante o jogo, para além de se poder aplicar os conselhos do nosso adjunto com um simples click , quando queremos dar instruções rápidas para o campo o jogo para e abre um menu novo igual ao que temos quando definimos a táctica fora do jogo . Desta forma é mais fácil ter se uma ideia das nossas opções em termos de instruções como é mais simples encontrar a instrução que nós pretendemos dar.

Instruções durante o jogo

Mal o jogo terminou tive a opção de ter uma reunião de equipa sobre o jogo. É sem duvida uma boa novidade que deixa antever muito mais interacção entre o treinador e os jogadores.

Reunião de Equipa Pós Jogo

Depois do Chade veio a difícil selecção do Marrocos, mas felizmente o meu staff deu me um relatório da equipa bastante mais detalhado do que me daria no FM13 e nem sequer tive que ir até ao ecrã de treinos para seleccionar que tipo de treino especifico a minha equipa faria para se preparar para o jogo.

Relatorio das Equipas

No final desta analise rapida posso dizer que o FM14 é ao mesmo tempo mais simples e mais complexo que o FM13 . Se por um lado a é nos dada mais informação e esta é nos apresentada de uma forma bem mais simples, por outro lado as tácticas por serem mais a um nível individual para cada jogador tornaram-se mais complexas e menos intuitivas. Esta nova versão do Football Manager consegue desta forma agradar igualmente ao novatos e aos veteranos, conseguindo de uma forma quase que brilhante tornar o jogo mais acessível e mais detalhado ao mesmo tempo.

Agora é só esperar que o jogo chegue a Angola ou,  para quem tem cartão VISA e uma internet boa , comprar a versão digital através do Steam e começar a agora mesmo.

Por MenosFios.com

8 COMENTÁRIOS

  1. Nice review Fernando, estou ansioso para puder por as mãos no game .. depois de estar 1 ano e meio longe do relvados do FM ..

    Gostei da analise profunda aos novos contornos de um jogo que esta cheio de fâs pelo mundo …

    • Fico muito contente que tenhas gostado tanto de ler esta analise rapida quanto eu gostei de a fazer. No entanto não tive na altura tempo para fazer uma analise mais profunda, pegando por exemplo no clubes. Existem muitas novidades na gestão dos clubes, por exemplo agora existe clausula de suplente não utilizado.
      Está descansado , dia 31 já podes voltar aos relvados do FM.

    • Infelizmente ainda não existe a liga angolana neste jogo. Em África existe apenas a liga Sul Africana , no entanto pode-se treinar quase todas as selecções africanas. Para isso basta seleccionar “selecções nacionais” ( logo a primeira opção) quando se vai seleccionar que clube se quer treinar. Se se quiser começar a jogar em Dezembro de 2012 basta seleccionar por exemplo Brasil quando se está a escolher as ligas a adicionar ao jogo e depois escolher para iniciar o jogo em Dezembro de 2012(Brasil). Infelizmente nesta versão beta ao fazer-se isto não se tem acesso ao CAN de 2013.

  2. Fernando,

    Dúvida de um novato em Steam. É preciso internet para jogar o jogo ou somente para baixar?

    Belo review, cara!

    • Precisas de internet para comprar o jogo via steam, e também precisas de internet para instalar o jogo. Fora isso podes jogar sem internet. Fico contente que a review tenha te agradado , apesar de ter sido apenas uma quick review que apenas observou as novidades no que toca o treino das selecções. O jogo tem muitas outras novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here