Lunda Sul: Projecto “Mbongue Net” poderá voltar a funcionar

1837

O Projecto Mbongue Net, surgiu em 2014, por intermédio do provedor de internet Mbongue Net e pelo Centro Nacional de Tecnologias de Informação, onde foram implementados 20 pontos públicos de acesso grátis à internet.

O projecto visava coibir o acesso a portais de conteúdos impróprios, mas que não conseguiu continuar e registrou uma paragem. No entanto, o governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, anunciou nesta sexta-feira (20), em Saurimo, a reposição do projecto de internet de banda larga, visando facilitar aos cidadãos o acesso livre e grátis à informação e ao conhecimento necessário para o desenvolvimento intelectual.

As cidades urbanas angolanas estão a crescer. Angola está cada vez mais ligada às redes de informação, por isso, projectos como esses são essências, pois, eles ajudam a conectar as populações de uma determinada área com o mundo.

O governante que falava no encerramento da 5ª jornada científicas na Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, unidade orgânica da Universidade Lueji A’nkonde, informou que esforços estão a ser envidados no sentido de se repor o funcionamento do sistema, incentivando deste modo, a pesquisa e a investigação científica.

Segundo o governante, com poucos espaços de lazer, a internet tornou-se um dos atractivos de muitos jovens da província da Lunda Sul, uma vez que serve igualmente como veículo de comunicação entre os povos que vivem uma distante da outra.