Melhores momentos da Sony: Do Walkman ao Playstation

0
2857

É quase impossível falar de gigantes de tecnologias sem nos lembrarmos da Sony. Pois é, alguns talvez só se lembrem da Playstation como produto de referência mas a Sony participou e participa activamente da evolução dos dispositivos electrónicos. Veja os melhores momentos da Sony representados pelos seus produtos inovadores:

sony_5-303_e_micro_tv_front
SONY MICRO TELEVISION

Antes da ascensão da TV de bolso, a Sony fez a menor e mais leve TV do mundo, pela primeira vez em 1959. Alguns modelos funcionavam com baterias, tornando-as verdadeiramente portátil.

t1larg.sony.walkman.flickr
SONY WALKMAN

É provavelmente o leitor de música mais emblemático de todos os tempos, o Sony Walkman foi originalmente chamado de Soundabout nos EUA e a Stowaway no Reino Unido. Ele foi lançado em 1979 mas o protótipo original de um leitor de cassetes de áudio portátil  foi criado por um engenheiro de áudio por causa do vice presidente da Sony que pretendia ouvir ópera durante as suas frequentes viagens de avião. Até 2009, mais de 385 milhões de Walkmans havia  sido vendidos.

Sony-FD-270-two-525-a-wordpress
SONY WATCHMAN

Introduzida no mercado em 1982, a Sony Watchman foi uma das primeiras TVs de bolso com uma exibição em tons de cinza. Ele fez o seu caminho para a Europa em 1984 e a sua produção foi interrompida em 2000.

painmakesmestrong003smaio3
SONY DISCMAN

Apenas cinco anos após o lançamento do Walkman de cassete e  dois anos após o lançamento do primeiro CD de áudio, a Sony lançou o primeiro leitor de CDs portátil, em 1984, o Discman.

CCD-M8
SONY HANDYCAM

Introduzido pela primeira vez em 1985, a Handycam utilizava um novo formato de cassete de vídeo pequena, a Video8. Era muito menor e mais portátil do que as câmeras volumosas convencionais.

Minidisc_Sony_MZ1

SONY MINIDISC

Lançado pela primeira vez em 1992, desta vez a Sony tentou criar uma versão digital da cassete áudio analógico, através da redução do tamanho de um disco óptico e furando-o em um reservatório de plástico resistente. O formato morreu em 2013, com a descontinuação do reprodutor de MiniDisc.

psx-console-wcontroller
SONY PLAYSTATION

O original Sony PlayStation ganhou vida através de um projeto entre a Nintendo e a Sony com a finalidade de criar um CD-ROM para o Super Nintendo. A Nintendo viria a romper o acordo com a Sony, facto que enfureceu o seu presidente, Norio Ohga, que a partir do momento se empenhou em desenvolver uma consola para rivalizar com a Nintendo. Surge então SONY COMPUTER ENTERTAINMENT, divisão da Sony responsável por todos PlayStations.

togetherlrg
SONY AIBO

O Cão robótico da Sony foi um dos primeiros robôs de consumo,  lançado em 1999. Estes “robôs de entretenimento” foram descritos como “o produto mais sofisticado já oferecido no mercado de robôs para o consumidor” pela Carnegie Mellon University. Eles estavam muito à frente de seu tempo mas em 2006 a Sony interrompeu a produção para cortar custos.

Sony_CLIE_PEG-NX70V
SONY CLIÉ

O Clié foi uma série de assistentes digitais pessoais (PDA) que executavam o sistema operacional Palm desenvolvido e comercializado pela Sony entre 2000 e 2005. Os dispositivos introduziram muitos recursos novos para o mercado de PDAs, como uma interface de jog-wheel, monitores de alta resolução, e tecnologias da Sony como slots Memory Stick e reprodução de áudio ATRAC3.

x505
SONY VAIO X505

Um ultrabook antes mesmo deles existirem, pois é, o Sony Vaio X505 custava $ 3.000 e era um dos computadores mais finos, em 2004, com apenas 9,7 milímetros de espessura. Ele pesava cerca de 822g com um corpo de níquel-carbono e foi o primeiro notebook lançado com as teclas isoladas, ou seja estilo “chiclete”, ele foi lançado muito antes da Apple lançar o MacBook Air.

sony_rolly
SONY ROLLY

O Sony Rolly marca a evolução em robótica da Sony em 2007. O Rolly é um player de música digital que poderia rolar em uma mesa e dançar para a música. Suas portas de alto-falante que podem ser fechadas dão a impressão de braços, o que combinado com luzes e a capacidade de girar, permitiu que os usuários pudessem coreografar movimentos complexos para musicas específicas.

1_Xperia_Tablet_Z_Xperia_Z_Angle1
SONY XPERIA Z  E TABLET Z

Num momento em que muitas gigantes de tecnologias lançavam smartphones e tablets com pouca inovação a Sony decidiu lançar as suas versões resistentes a água.

1109
SONY PLAYSTATION 4

Agora na 4 versão o Playstation que foi lançado em novembro de 2013, vendeu 4,2 milhões de unidades até o final do ano. Neste momento ele e o seu fiel companheiro, o Xbox One da Microsoft representam a nova geração dos video jogos deixando todas as outras consolas para atras.

Uma empresa com um histórico de lançamentos inovadores como os que foram apresentados acima certamente merece o titulo de gigante de tecnologia.

Fonte: The Guardian

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here