Mercado de smartphones regista queda de 9% no terceiro trimestre

1341

Novos dados, avançados pela consultora Canalys, revelam que o mercado de smartphones mantém a tendência de queda registada em trimestres anteriores. No terceiro trimestre do ano verificou-se uma queda de 9% face ao mesmo período em 2021.

Os analistas explicam que as previsões económicas mais negativas levaram os consumidores a adiar a compra de novos equipamentos, dando prioridade a gastos essenciais, algo que continuará a impactar o mercado de smartphones ao longo dos próximos seis a nove meses.

Segundo os dados, a Samsung continua na liderança no mercado, com uma quota de 22%. A Apple ocupa o segundo lugar do Top 5 de fabricantes, tendo registado um crescimento de 3% na sua quota de mercado graças à procura por iPhones por parte dos consumidores.

Por outro lado, os analistas detalham que marcas como a Xiaomi, Oppo e Vivo optaram por uma abordagem de expansão internacional dado às incertezas que marcam o mercado chinês. Tanto a Oppo como a Vivo viram a sua quota de mercado a diminuir 1% e 2%, respetivamente, em comparação com o ano passado.

MAIS: Conheça os smartphones compatíveis com a tecnologia eSIM

Como explica Amber Liu, analista da Canalys, o mercado de smartphones reage rapidamente à procura por parte dos consumidores, motivo pelo qual as empresas estão a tentar ajustar-se a condições menos propícias.

À medida que a época de maiores descontos e promoções se aproxima, com datas como a Black Friday e Cyber Monday, os especialistas esperam que os consumidores aproveitem para comprar novos equipamentos a preços mais “em conta”. No entanto, ainda é demasiado cedo para dizer se o quarto trimestre do ano trará melhorias ao mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui