Mercado de telefonia móvel em África continua estável

659

O mercado de telefonia móvel em África permaneceu estável no primeiro trimestre de 2018, embora o envio de smartphones tenha diminuído pelo segundo trimestre consecutivo, de acordo com os últimos dados da International Data Corporation (IDC).

A pesquisa mostra que um total de 52,1 milhões de telefones móveis foram vendidos no primeiro trimestre de 2018, com queda de 6,3% em relação ao trimestre anterior, os dois maiores mercados. A Nigéria e a África do Sul apresentaram desempenho inferior e registraram quedas trimestrais de 6,4% e 27,4%, respectivamente.

Para os smartphones os embarques diminuíram 4,5% no primeiro trimestre do ano, que totalizou 20,4 milhões de unidades. Isso representa um declínio de 4,4%. As marcas da Transsion continuaram a liderar a categoria de smartphones no primeiro trimestre de 2018 com 32,1% das vendas do mercado.

A DC espera que o mercado de telefones móveis de África cresça 0,5% no segundo trimestre de 2018, enquanto os embarques para 2018 como um todo devem cair 0,6% no comparativo anual. Espera-se que a demanda por telefones de recursos permaneça forte, embora a IDC espere que os fornecedores impulsionem a aceitação de smartphones, que possam oferecer mais recursos e com preços acessíveis.

África tem sido, nos últimos três anos, o mercado de tecnologias da comunicação com o mais rápido crescimento em todo o mundo e continuará a ser um importante mercado para esta indústria.