Microsoft anuncia Windows 365, a solução de PC na nuvem

0
2005

Microsoft anunciou nesta quarta-feira, o Windows 365, o seu novo serviço baseado na nuvem que introduz uma nova experiência de uso do Windows 10 ou Windows 11 para empresas. Os rumores sobre o serviço já circulavam já há alguns meses, mas agora finalmente temos o anúncio oficial.

A Microsoft desenvolveu um sistema que pudesse garantir a segurança do tráfego de usuários para fins profissionais. Dessa maneira, com o Windows 10 e 11 — este último visando a popularidade que ganhará até o fim do ano –, a empresa criou o serviço exclusivo que beneficiará designers, desenvolvedores de software e diversos outros trabalhadores.

Com o Windows 365 é possível acessar a experiência completa do Windows via streaming na nuvem – isso inclui aplicativos, dados e configurações – a partir de dispositivos pessoais ou corporativos. De acordo com a Microsoft, ele armazena os dados de forma segura na nuvem e não no dispositivo do usuário e faz parte de uma nova categoria de computação pessoal híbrida baptizada como Cloud PC, que usa a nuvem e o hardware do dispositivo para oferecer a experiência completa e personalizada do Windows.

O trabalho híbrido é um tópico actual que ganha cada vez mais relevância. Uma pesquisa realizada pela própria big tech aponta que 73% dos profissionais querem que o trabalho flexível continue a longo prazo e 67% querem o retorno presencial depois da pandemia. Os resultados levaram o debate de como seria possível auxiliar ambos os lados em um futuro próximo com ferramentas online. Foi aí que surgiu a ideia do serviço na nuvem.

Com relação à segurança, a Microsoft afirmou no seu anúncio que o Windows 365 foi projectado com foco em segurança e nos princípios de Zero Trust. As informações são armazenadas de forma segura na nuvem e não no dispositivo onde o usuário acessa o serviço. Além disso, ele está sempre actualizado e oferece recomendações com as melhores opções de segurança para o ambiente onde ele será utilizado. Ele suporta autenticação multifatorial (MFA) e login do Azure Active Directory (AAD), permitindo “políticas de acesso condicional” e delegação de permissão com base nas funções do usuário, quando necessário. Os Cloud PCs também são completamente criptografados.

O serviço foi desenvolvido para funcionar independentemente do espaço onde o usuário se encontra ou do dispositivo que ele utiliza. O serviço pode ser acessado, por exemplo, em um computador e ser retomado em outro onde parou, pois a nuvem permite essa flexibilidade. Além disso, ele será disponibilizado em múltiplas plataformas: Windows, Mac, iOS/iPadOS, Linux e Android. Maior praticidade e variedade de opções à escolha de acordo com a preferência de cada profissional.

A Microsoft confirmou que o Windows 365 estará “disponível para empresas de todos os tamanhos” a partir do dia 2 de agosto. Mais informações sobre o serviço podem ser encontradas neste link microsoft.com/windows-365.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here