Ministra do ensino Superior e o governador do BNA, assinam Acordo que apoia projectos tecnológicos financeiros

330

O Banco Nacional de Angola(BNA) e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação assinaram no passado dia 22 de Julho, em Luanda, um memorando de entendimento que tem como objectivo apoiar a criação de incubadoras de empresas para monitorizar projectos tecnológicos do domínio financeiro.

O acordo foi assinado pelo governador do BNA, José de Lima Massano, e a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário sambo. A ministra declarou que o acordo apoia programa de desenvolvimentos de criação de startups na faculdade de engenharia da universidade Agostinho Neto, de onde vão sair jovens com iniciativas empreendedoras. O programa é definido por estimular a criação de ambientes onde se promovam ideias úteis para a elaboração de projectos que vão ajudar a desenvolver a sociedade.

O administrador do BNA Pedro Castro e Silva informou que a adesão do banco central a essa iniciativa está baseada na observação da realidade de outros países e universidades, principalmente dos estados unidos, disse também que o memorando prevê a criação de uma comissão de gestão que vai incluir profissionais do BNA e do Ministério do Ensino Superior, que uma vez por mês, vão realizar o balanço do nível de crescimento das empresas envolvidas no programa.