Moçambique ganha primeira plataforma de livros digitais

1951

A editora moçambicana Ethale Publishing lançou o ETHALE Books App, que é a primeira plataforma de livros digitais no país e que ainda vai traduzir para a língua portuguesa os inúmeros livros digitais africanos.

Actualmente o aplicativo contém nove títulos literários, desde clássicos africanos de ficção e novas obras de literatura infanto-juvenil, sem esquecer de audiobooks.

O ETHALE Books App já está disponível na Google Play Store, e onde os ouvintes terão que aderir a aos pacotes existentes do serviço para que possam ouvir ou ler os livros.

Falando de obras literárias moçambicanas, o aplicativo contém as obras “O Voo dos Fantasmas”, de Mélio Tinga, “Matigari” do queniano Ngugi wa Thiongo, “A Greve dos Mendigos”, da senegalesa Aminata Sow Fall.

MAIS: Kioxke: A Startup angolana que aproxima-nos aos livros digitais

Essa inovação tecnológica da Ethale Publishingvem com o objectivo de a editora enquadrar-se nas actuais dinâmicas de um mundo dominado pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação, onde os relatórios mostram que em “em 2019 havia 192 milhões de usuários de dinheiro móvel em seis paises africanos e meio bilião de africanos terão um smartphone até 2025”.

Com base nisso, os livros desempenham um papel fundamental na busca de ferramentas para o desenvolvimento do continente africano, e onde por isso o Ethale Talks, canal da editora no Youtube criado em 2020, tenta explorar os tópicos mais importantes da cultura, literatura em comunidades africanas.

produzimos pouco menos de 50 shows, até agora, e este conteúdo estará disponível no nosso aplicativo”, diz um comunicado da editora.

De referir ainda que em 2021, a Ethale Publishing foi uma das responsáveis pela criação da primeira página do wikipédia com conteúdos em emakhuwa, um idioma do norte de moçambique, e que é uma das línguas mais faladas do país.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui