Moçambique passa a contar com um sistema informatizado de gestão de florestas

0
439

Os números mais recentes dão conta que Moçambique possui 31,7 milhões de hectares de florestas, com pelo menos 449 espécies de árvores e que corresponde a um volume de 800 milhões de metros cúbicos de madeira.

Para melhorar a gestão das florestas no país, concernente ao maneio e uso sustentável, garantindo a uniformização e alinhamento dos processos operativos, foi lançado o Sistema de Informação Florestal (SIF), desde o mês passado.

Todos os operadores florestais, as indústrias, as unidades de fiscalização e monitoria das cadeias de valor dos produtos florestais estarão usufruindo deste sistema. A população rural, representada pelas comunidades rurais que vivem em torno de áreas florestais, terão, com o SIF, maior transparência dos benefícios e direitos a si concedidos“, disse o vice-ministro da Tera e Ambiente de Moçambique, Fernando Bemane de Sousa.

MAIS: Moçambique adere ao fórum para biotecnologia agrária

Segundo ainda o que foi revelado, pelo referido Ministério, o SIF vem ainda com a inovação da informatização e uniformização da informação florestal, bem como a emissão de licenças florestais em tempo real.

O Sistema de Informação Florestal é uma plataforma que conta com o suporte técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), de acordo com o que foi explicado pelo representante daquele organismo das Nações Unidas, Hernâni F. Coelho da Silva.

Então, neste sistema, podemos ter, em tempo real, capturar e gerir as informações, nos entido de garantir maior empenho na gestão dos recursos florestais“, frisou Coelho da Silva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui