[Moçambique] Tmcel em situação de insolvência

1460

Para o Centro de Integridade Pública, a Moçambique Telecom (Tmcel), por ser uma empresa com risco de categoria cinco, apresenta um risco fiscal muito alto, uma vez que apresenta uma grande possibilidade de não honrar as suas obrigações financeiras junto de credores.

A Tmcel é uma empresa tecnicamente insolvente, com todos os indicadores financeiros assinalado alta vulnerabilidade (Categoria 5) com tendência a piorar. O teste de 50% mostra que os custos da empresa, incluindo os financeiros, são duas vezes superiores às suas receitas operacionais geradas pelo negócio”.

Por outro lado, a análise Z-Core revela que a empresa está numa situação de insolvência, com rating “D”.

MAIS: [Moçambique] Tmcel lança serviço de televisão baseado em IP

De informar que muito recentemente a Tmcel continua a ser um fardo para o Governo Moçambicano, segundo a avaliação de Riscos Fiscais do Sector Empresarial do Estado (SEE) realizada pelo Centro de Integridade Pública (CIP), que analisou o exercício financeiro de 2021, mostrando que a empresa fechou o ano tecnicamente, falida, uma vez que representa um risco fiscal muito alto.

Com base na ferramenta Excel SOE Health Check Too (SOE HCT), por sinal a mesma desenvolvida pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial para apoiar as economias a identificar e a monitorar as fragilidades das empresas do Estado, o Centro de Integridade Pública fez uma avaliação de risco fiscal das empresas do SEE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui