Motoristas de táxi por aplicativo reconhecem funções de segurança da Yango

313

Há três anos em operação em Angola, a Yango tem desenvolvido e reforçado funcionalidades de segurança para os motoristas de táxi privado que escolhem o aplicativo para trabalhar. Para quem circula todos os dias por Luanda e Benguela, o botão de conflito que os conecta com as autoridades e o alerta de zonas inseguras são as ferramentas que destacam a Yango no negócio de táxi por aplicativo, em matéria de segurança.

A segurança dos motoristas que trabalham nos táxis por aplicativo é uma preocupação que este negócio tem cada vez mais em conta. Para os motoristas, a Yango, sobretudo, tem desenvolvido esforços importantes para garantir segurança e conforto de quem usa o aplicativo para trabalhar.

Maurício Ulica é motorista parceiro do aplicativo da Yango há mais de dois anos. Para o mesmo, “a simplicidade para aceder às funcionalidades de segurança”, à distância de poucos cliques, “é uma grande vantagem da Yango em situações suspeitas em que há que actuar rápido”.

Entre todas as ferramentas de segurança disponíveis na Yango para os motoristas, Maurício Ulica elege “o botão de conflito, que permite gravar as conversas dentro do carro, no caso de nos sentirmos inseguros, ou se houver uma suspeita de assalto”. Para além da gravação, que está apenas disponível para os especialistas do Centro de Suporte da Yango e para as autoridades, se requerido, “quando se pressiona este botão, o aplicativo envia uma notificação para o Centro Integrado de Segurança Pública, o CISP”, com o qual a Yango tem um convénio.

Embora nunca o tenha activado, o botão de conflito ajuda-nos realmente a sentirmo-nos mais seguros”, confirma Wilton Ndala, motorista que usa o aplicativo Yango desde que a empresa global de tecnologia entrou no mercado angolano em parceria com empresas de transporte locais, há três anos.

Para além deste recurso, Wilton Ndala realça também “uma ferramenta muito útil que avisa os motoristas sobre as zonas perigosas da cidade”. “Esta função mantém-nos informados, e, importantíssimo, dá aos motoristas a opção de recusar a corrida sem qualquer penalização”, explica.

O profissional destaca ainda que “a Yango permite aos motoristas ver quantas corridas o passageiro já fez”, adicionando “uma camada extra de segurança e tranquilidade, porque podemos ver quando o usuário é já um cliente nosso, que está a pedir a corrida realmente porque precisa de se transportar, e não por outro motivo”.

Para além do botão de conflito, do alerta de zonas inseguras, e do acesso dos motoristas à fotografia e histórico de viagens do passageiro, a Yango dispõe de outras funcionalidades de segurança, entre as quais: obrigatoriedade de selfie dos novos usuários nas corridas nocturnas; monitorização da velocidade e do estilo de condução, para melhorar a segurança rodoviária e reduzir o risco de acidentes; um sistema de avaliação no qual o motorista pode avaliar e deixar comentários sobre determinados passageiros; um Centro de Suporte disponível 24/7; e formação contínua para motoristas em matéria de segurança e atendimento ao cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui