Movicel e Facebook apresentam Internet.org (Internet grátis para todos angolanos)

4325

Movicel_Facebook_Internet.Org

Angola será o primeiro país de língua portuguesa a lançar este serviço

A Movicel e o Facebook apresentaram esta manhã em Luanda a aplicação Internet.org, uma iniciativa liderada pelo Facebook que junta os líderes de tecnologia com as comunidades locais e iniciativas não lucrativas, para ajudar as pessoas que ainda não têm acesso à internet, a descobrir o valor da conectividade.

Depois da Zâmbia, Gana, Tanzânia, Quénia, Senegal, Maláui, Colômbia, Guatemala, Índia, Paquistão, Bangladeche, Indonésia, Filipinas e Bolívia, Angola torna-se no primeiro país de língua portuguesa a lançar este serviço, através de uma iniciativa da Movicel em parceria com o Facebook, a Unicef e os portais Platina Line e Sapo Angola, entre outros.

Conectividade significa acesso a informação e é um motor de oportunidades. Apesar disso, dois terços da população mundial não tem acesso. Em parceria com a Movicel, o Internet.org quer ajudar as pessoas ainda sem internet, em Angola, a descobrir o poder transformador da conectividade e a aproveitar essas oportunidades”, referiu Markku Makelainen, Director de Operações e Parcerias Globais, do Facebook.

Neste lançamento estiveram presentes, José Henriques – Director Geral da Movicel; Markku Makelainen, Director de Operações e Parcerias Globais, do Facebook; Dra. Amelia Russo de Sá, Representante Adjunta da UNICEF em Angola; Sarchel Necesio – CEO do portal Platina Line e Fineza Capelo, Coordenador de Parcerias e Comunicação do Sapo.ao, que explicaram aos presentes o seu envolvimento no projecto.

O aplicativo do Internet.org oferece acesso gratuito a um conjunto de conteúdos úteis como informações de saúde, notícias, pesquisas, emprego, pronósticos meteorológicos, mensagens e Facebook.

Através do lançamento do Internet.org em Angola, a Movicel, em parceria com o Facebook, pretende fazer chegar a internet a todos os angolanos e permitir o acesso à informação e ao conhecimento. Com o acesso gratuito aos serviços disponíveis no Internet.org removemos a barreira do custo de acesso, democratizando o acesso à internet para todos. É com orgulho que a Movicel volta a inovar, fazendo em Angola o primeiro lançamento do Internet.org em língua portuguesa”, explicou José Henriques, Director Geral da Movicel.

Para além de permitir que um maior número de pessoas tenha acesso à internet sem custos e criar um comportamento natural de utilização de dados através do acesso gratuito, a Movicel tem como objectivo aumentar o número de clientes de dados da empresa, bem como posicionar-se como líder de serviços de dados em Angola, com parcerias fortes em Internet.

Conf. Imp._Jose Henriques Markku  Makelainen e Amélia Russo Sá

Serviços Básicos Gratuitos

A aplicação Internet.org oferece serviços básicos gratuitos em mercados onde o acesso à Internet pode ser menos económico. Permite que as pessoas naveguem nos sites seleccionados sobre saúde, emprego e informações locais, sem qualquer custo de dados móveis. A aplicação está disponível em países de África, América Latina e Ásia, e irá continuar a ser lançada em mais países em todo o mundo. Os serviços oferecidos de forma gratuita pelo Internet.org em Angola serão:

  1. Unicef – Receita da Felicidade
  2. Unicef – Ébola FAQ
  3. BabyCenter & MAMA (informações sobre a gravidez e cuidados do bebé)
  4. Girl Effect (informação para mulheres adolescentes)
  5. Wikipedia
  6. Accuweather (informação do tempo)
  7. Jornal de Angola (Notícias)
  8. Sapo Notícias
  9. Sapo Estudante
  10. Sapo Emprego
  11. Platina Line (Sociedade)
  12. Facebook
  13. Facebook Messenger
  14. Website Movicel
  15. Bing (pesquisas na internet)

No caso da Receita da Felicidade, concebida pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher de Angola (MINFAMU) em parceria com a Unicef, vai ser localmente ampliada pela Internet.org, tornando-se disponível gratuitamente para um maior número de pessoas. Será ainda a primeira publicação com imagens a ser lançada mundialmente pela plataforma e, por isso, um motivo de orgulho para todos os angolanos. Trata-se de uma publicação que dá 50 sugestões muito simples para apoiar as famílias na protecção e no desenvolvimento das crianças, desde o nascimento até aos 5 anos de idade. São 50 conselhos distribuídos por 12 competências familiares, incluindo Gravidez e Consultas Pré-Natais; Parto e Cuidados com o Recém-Nascido; Registo de Nascimento; Aleitamento Materno; Imunização; Soro Oral e Prevenção e Tratamento da Diarreia; Tratamento Caseiro da Água; Lavagem das Mãos; Defecação em Lugar Seguro; Malária e Uso de Mosquiteiros; Educação na Primeira Infância e Formas de Educação Positiva

Responsabilidade Social

De forma a chegar mesmo a todos os angolanos e a que mais pessoas tenham acesso a este serviço gratuito e possam usufruir inteiramente dos conteúdos disponibilizados pela Internet.org, a Movicel preparou umas breves peças informativas que vão passar na TPA, a partir de Julho e que dão várias informações relevantes aos angolanos. Explicam como se configuram serviços, como se ligam ao Internet.org; como se cria uma conta no Facebook, como se procuram amigos, como se publica um post, uma imagem, um link ou um vídeo, como falar no chat, e ainda como podem ter acesso a notícias variadas, a desporto, a informação meteorológica ou sobre saúde.