Moxico. Lançado primeira pedra da central fotovoltaica do Luena

0
491

Foi lançado no dia de ontem(09) a primeira pedra do projecto de construção e consignação da Central Solar Fotovoltaica do Luena, um acto presidido pelo Ministro da Energia e Aguas, João Batista Borges, bem como pelo governador do Moxico, Gonçalves Manuel Muandumba.

A central solar que está avaliada em um investimento de mais de 38 milhões de dólares, está a cargo do consórcio Sun África, MCA-Vias e MCA, do grupo Manuel Couto Alves, e onde prevê a instalação de 42.560 painéis com uma potência nominal de 25 megawatts, de modo a melhorar o acesso ao forneceimento de energia eléctrica.

MAIS: Moçambique. Central Solar de Malindi leva energia limpa para o Quénia

O referido projecto vai ainda abranger 11 comunas do Moxico, onde os números ainda mostram que atinja uma população potencial de quase 300 mil pessoas e mais de 56 mil casas, em um prazo de execução de três anos.

De informar que o Governo Angolano tem nos seus planos um programa de construção de sete centrais solares fotovoltaicas em seis provinciais do país, em um total de um milhão de painéis solares, capazes de gerar energia limpa e sustentável de 370 megawatts e garantir o fornecimento regular a mais de dois milhões de pessoas que residem em zonas rurais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui