Moxico. Luena vai ganhar um parque de energia solar em 2024

0
397

A província do Moxico, propriamente o município do Luena, vai ganhar um parque de energia solar com uma capacidade de 26.906 megawatts de potência, prevendo-se que fique pronta em 2024.

A construção da infra-estrutura de última geração, que começa nesse mês de Julho, irá trazer electricidade “limpa e barata” para a província, e onde as obras são da responsabilidade das empresas Sun Africa, MCA Angola e Portugal, com um custo ao estado angolano de 36.973.000 euros.

Para Joaquim Ventura, Presidente do Conselho de Administração da PRODEL, falando na cerimónia de consignação do acordo, com o parque de energia solar vai ser possível diminuir as despesas com combustíveis nas centrais térmicas e onde o mesmo vai gerar um grande número de postos de trabalho para os jovens da região.

MAIS: Moxico. Lançado primeira pedra da central fotovoltaica do Luena

Segundo ainda o gestor público, revelou que o parque só funcionará durante o dia e que à noite será substituída pelas centrais termoeléctricas e hídrica e onde serão também implementados projectos iguais nas províncias da Lunda Sul e Lunda Norte.

Por outro lado, para Gonçalves Muandumba, Governador do Moxico, frisou que a edificação desse parque de energia solar na província vai permitir o aparecimento e crescimento de pequenas industrias locais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui