Multicaixa Express cresce 83,9% e impulsiona sector dos pagamentos

682

O Multicaixa Express está a impulsionar os movimentos com cartões, com um volume de 2,5 biliões de kwanzas, no primeiro trimestre de 2024, um crescimento de 83,9%, em relação ao mesmo período de 2023.

O levantamento foi feito com base nos dados da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) que demonstra ainda um cenário positivo com as transações nos Multicaixas Express, em abril, registando um crescimento de 102,6 por cento, em relação ao período homólogo, com um total de 909,4 mil milhões de kwanzas movimentados.

Cinco anos depois do seu lançamento, em abril de 2019, o serviço Multicaixa Express, que permite a efetivação de pagamentos de serviços e transferências de dinheiro entre os utilizadores sem a utilização de um cartão físico, registou no mês de abril, cerca de 1,2 milhão de números válidos de utilizadores do serviço, com 846,9 contas ativas.

Os dados do mercado revelados dão um forte indício de que com os avanços tecnológicos no país, a inovação e regulamentação segue uma trajetória de contínua evolução do sector de pagamentos ao longo dos últimos anos.

MAIS: Multicaixa Express já permite pagamentos via QR CODE

Segundo o Relatório Anual e Conta 2023, do Banco Nacional de Angola (BNA), o Sistema de Pagamentos de Angola (SPA), em 2023, registou 1.595 milhão de operações, no montante de 211,32 biliões de kwanzas, tendo as operações do Multicaixa se destacando, com uma quota de 98,35 por cento do total de operações processadas.

Dados mais recentes da EMIS apontam ainda que em conjunto, o valor de transações com o Caixa Automática (CA), Terminais de Pagamentos Onlines (TPA), Host to Host (H2H) e Gateway de Pagamentos Online (GPO) registaram um aumento de 44,2 cento, no primeiro trimestre na comparação homóloga.

O valor movimentado com cartões multicaixa, no primeiro trimestre de 2024 foi de 7,3 biliões de kwanzas, quando registou cerca de 472,99 milhões de movimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui