Multicaixa Express movimentou mais 4,9 mil milhões de kwanzas em 2021

0
601

Multicaixa Express, que é o principal aplicativo interbancário de pagamentos em Angola, onde reúne vários cartões multicaixa ao número de telemóvel, atingiu 338 milhões de operações e movimentou 4,9 mil milhões de kwanzas, segundo os últimos dados fornecidos pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

Com esses números, que foram divulgados em alusão ao 20º aniversário da Rede Multicaixa, que se assinalou na última segunda-feira(18), o Express tornar-se assim mais expressivo para a sociedade civil angolana do que os Caixas Automáticos e Terminais de Pagamentos Automáticos(TPA). Segundo ainda a EMIS, mais de 500 mil utentes utilizam o aplicativo, que assume o compromisso de manter o crescimento da rede para atingir a total desmaterialização dos pagamentos.

Por outro lado, nos Caixas Automáticos foram realizadas, no mesmo período, 373 milhões de operações, movimentando mais de 6,8 mil milhões de kwanzas, ao passo que nos TPA realizou-se 308 milhões de operações e movimentos de 4,3 mil milhões de kwanzas.

A rede Multicaixa tem hoje cerca de 3.200 Caixas Automático e mais de 140 mil TPAs, distribuídos por todo o território nacional.

MAIS: EMIS reforçou os mecanismos de segurança do Multicaixa Express

De informar que a EMIS começou por emitir os primeiros cartões de débito Multicaixa e por instalar os primeiros Caixas Automático em Angola para possibilitar a oferta de serviços mais básicos, como a dispensação de dinheiro e actualmente funciona como alavanca no processo de digitalização dos pagamentos em Angola.

Ainda na história dos seus serviços, através de um comunicado oficial, a EMIS explica que a necessidade de dinamização dos pagamentos electrónicos acelerou a introdução das transferências bancárias, a implementação dos pagamentos de serviço e carregamentos, permitindo assim aos operadores de comunicações electrónicas disponibilizassem os seus serviços na rede.

Acrescenta que a aceitação e confiança na rede Multicaixa traduziu-se no seu crescimento e com isso a oferta de serviços modernos e inovadores, disponibilizando inúmeras funcionalidades como levantamentos de numerário, transferências bancárias, pagamentos de serviço, pagamentos ao Estado e outros pagamentos como a conta de consumo de água e de energia eléctrica, com um registo de mais de 90 milhões de operações por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here